sexta-feira, julho 31, 2009

Cunhal (e o Partido) segundo Saramago

Sou frequentador das páginas de “O Caderno de Saramago”. Pelo prazer da sua leitura, decerto, mas, também, por um talvez “masoquismo”, um insofrido gosto de sofrer.
E decidira, para mim, que não comentaria o que fosse lendo, por mais que alguns textos me acicatassem. Até porque ”o caderno” não está aberto a comentários… Algumas vezes dificilmente me consegui conter, mas tenho passado adiante, incomodado pelo lido e, talvez mais, por não reagir. Pois se até foi ele que escreveu que eu quero sempre ir até fim das palavras e das explicações…
Mas, agora – hoje –, é irresistível. Embora me queira comedido. Hoje, Saramago perora sobre Álvaro Cunhal. E são os dois, com Lopes Graça, as personalidades que conheci pessoalmente e de que guardei a funda impressão de ter convivido com gente que ficará na História (veja-se o tamanho do agá)[1]. Não resisto a um breve comentário.
Sou dos portugueses que se acolhem à sombra da “raquítica árvore (…) a ingerir os palavrosos farnéis com que julgam alimentar o espírito”, e continuarei a sê-lo, recusando iconoclasticamente a saramaga imagem, irónica, menos(ou des)prezadora, paternalísta e, claro, definitiva. Não vejo a árvore raquítica, nem me sinto a ingerir palavrosos farnéis. Como muitos milhares de portugueses de espírito decerto mal alimentado, e por isso pobres, vejo a árvore frondosa, com sombra para muitos e muitos mais, e alimento-me com as palavras de uma base teórica, ideológica – estatutária – de uns autores chamados Marx (cada vez mais actual, não é verdade?) e Lenine.
Além de entorses histórico-cronológicos, explicáveis por traição da memória e não inocente efabulação, Saramago escreve não ter dúvidas “que tenham sido de amargura as horas que Álvaro Cunhal ainda viveu”, e quero ripostar que não só duvido como me atrevo a dizer que sei que não foram de amargura essas horas. Que foram de luta!
O Partido não foi, nunca foi, o Partido de um secretário-geral e de certos militantes que se vangloriam de umas vezes não terem estado “de acordo com o secretário-geral que ele era”. O Partido, Portugal, o Mundo, a Humanidade, não são (só!) personalidades. Como escreveu Álvaro Cunhal[2] citando Lenine “há um todo homogéneo e inseparável “ – Partido, classe, massas – que não se avalia no curto período em que algum de nós é vivo e insubstituível participante (como cada um é). Esse todo, a soma, é muito mais e outra coisa que a adição de parcelas, por mais influente e decisiva que alguma destas seja ou tenha sido.
Mas o culto da(s) personalidade(s) é um “fenómeno negativo que comporta inevitavelmente pesadas consequências”[3]. Obnubila, fazendo ver tudo como eu (ou nós, os da minha condição) e… os “outros”, sem dimensão de tempo e de espaço que não seja a minha (ou nossa, os da minha igualha). É uma pena… além dos “outros”, dos menosprezíveis, há tanto de si próprio, e tão valioso, que o cultor da sua personalidade deixa de ver.
___________________________________________________
[1] - “Ao fazer este balanço – e este livro é, bem ou mal, um balanço de uma vida, mereça ou não ser contada – sei que raro é o que, sendo efémero, transcende a efemeridade. De tanta gente que conheci, com quem tive um relacionamento de alguma proximidade, ao encontrar-me com três homens senti essa transcendência. E a minha vida foi muito mais rica por os ter conhecido. Álvaro Cunhal. Fernando Lopes Graça, José Saramago”. (50 anos de Economia e Militância, edições avante!, 2008, pg.316)
[2] - O Partido com paredes de vidro, Álvaro Cunhal, edições avante!, 1985
[3] - idem

quinta-feira, julho 30, 2009

Quem é que não escapa à crise?

Estas notícias de que "bilionários não escapam à crise" são curiosas, para não dizer insultuosas (pelo menos, à nossa inteligência).


A partir de "contabilidades" capciosas e por vias subliminares lá se vai dizendo às pessoas, ao vulgo, que "estamos todos no mesmo barco" pois também os pobres dos bilionários estão a ficar menos ricos com a crise, coitadinhos.

Ainda que as "contabilidades" fossem correctas seria de cotejar o que eles, os pobres bilionários, estão a perder num ano com o que ganha o comum dos mortais em quantos anos, ou numa vida inteira. Mas não é isso...

O que, nestes momentos (históricos) ditos de crise é facto é que há aceleração da centralização e concentração da riqueza. Da riqueza das nações de que falava o Adam Smith, do que é material. Não só daquilo com que se compram os melões mas também, e sobretudo, dos melões... Ou não fossem os períodos ditos de crise para todos um tempo de oportunidades para os que estão em condições de as aproveitar porque são os fautores da crise.

terça-feira, julho 28, 2009

Reflexão lenta... e ao ouvir noticiários sobre manifestação de agricultores

O mundo caminhava aparentemente com rumo.

No capitalismo alternando períodos de aquecimento com períodos de arrefecimento, crescimento económico e inflação com estagnação e desemprego, as contradições a sucederem-se. Dialecticamente.

No lado socialista, tudo aparentemente sobre rodas, crescimento económico sem inflação, grandes conquistas sociais, sputnick, Laika e Valentina Tereschkova.

Mas foi só um ápice na escala do tempo. O tempo de um suspiro...

Os anos 70 foram o que foram. Dólar inconvertível, "crise do petróleo", estagnaflação (isto é, estagnação e inflação), coexistência pacífica a ser mais do que deveria ser porque também tinha de ser coexistência com luta de classes, aposta decidida no monetarismo e no neo-liberalismo.

E agora, passsadas estas décadas de grande perturbação... nos paradigmas (como dizem os bem falantes)?

Bem... depois da desmedida na financeirização, do "desastre" (para a Humanidade) nos países socialistas da Europa, da desesperança em África, da tal coisa chamada globalização e fim da História, estamos em ausência de cresimento económico e deflação. Deflação que pode ser um malefício como o era a inflação, contrariando crescimento económico que seja, também, desenvolvimento e progresso social.

Mas, ao que parece, só assim, com estes solavancos, o mundo retoma o seu rumo. Da Humanidade, ou da sua humanização.

domingo, julho 26, 2009

O que é que não é aqui?!

Sempre que me lembro das Honduras de hoje (e tantas vezes é), e me lembro do Chile de há quase 40 anos, e do Brasil, e da Argentina, e de, e de... apetece-me ouvir o Caetano Veloso e o Gilberto Gil e fazer coro com o Haiti é aqui!, o Haiti não é aqui!





Arrepia-me...

Haiti

Caetano Veloso
Composição: Caetano Veloso e Gilberto Gil

Quando você for convidado pra subir no adro
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo
Onde os escravos eram castigados
E hoje um batuque um batuque
Com a pureza de meninos uniformizados de escola secundária
Em dia de parada
E a grandeza épica de um povo em formação
Nos atrai, nos deslumbra e estimula
Não importa nada:
Nem o traço do sobrado
Nem a lente do fantástico,
Nem o disco de Paul Simon
Ninguém, ninguém é cidadão
Se você for a festa do pelô(*), e se você não for
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui
E na TV se você vir um deputado em pânico mal dissimulado
Diante de qualquer, mas qualquer mesmo, qualquer, qualquer
Plano de educação que pareça fácil
Que pareça fácil e rápido
E vá representar uma ameaça de democratização
Do ensino do primeiro grau
E se esse mesmo deputado defender a adoção da pena capital
E o venerável cardeal disser que vê tanto espírito no feto
E nenhum no marginal
E se, ao furar o sinal, o velho sinal vermelho habitual
Notar um homem mijando na esquina da rua sobre um saco
Brilhante de lixo do Leblon
E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo
Diante da chacina
111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos
Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos
E quando você for dar uma volta no Caribe
E quando for trepar sem camisinha
E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui.



____________________
(*) - Largo do Pelourinho , em S. Salvador da Baía

Reflexão lenta... e extemporânea

A folhear o semanário que ao sábado me "actualiza", tropecei inadvertidamente num colunista que há muito tempo decidi que não mais comentaria. É que o senhor é um provocador, tresanda a um anti-comunismo que, de tão primário é troglodita. Não o comento, pronto!
Mas li-o, confesso. E, antes de "ir à deita", porque quero dormir sem o pêso de desabafos por fazer a atormentarem-me o sono, encontrei um escape.
Diz coisas tais o provocador - a cujas provocações não respondo, já disse... - que me lembrei da ida, no último dia de Nova Iorque, a uma das numerosas lojas da Barnes & Noble, a da 3ª Avenida, e de ter achado curiosa uma grande banca no meio da imensa livraria, em que se espalhavam edições com cartazes apelativos para que se comprassem livros dos que cartazes diziam serem os 3 grandes da economia (em NI - e nos EUA - tudo têm de ser o maior, ou os maiores... ou os mais grandes!): Adam Smith, Marx e Keynes.
E ali estavam em exposição os livros daqueles três "monstros", segundo eles, os livreiros! O do meio, o da "grisalha moldura", de muito oportuna leitura, ao que parece..., para se perceber o que se está a passar. Não ontem, hoje, amanhã, ou depois de amanhã, mas desde há dois séculos (e antes) e nos anos que vierem e que somarão séculos.

sábado, julho 25, 2009

Uma pergunta nada inocente?

Quando é que "se deixa a política"?, quando se deixa de ser candidato a uns certos e determinados lugares na des(en)graçada democracia representativa que vivemos?

sexta-feira, julho 24, 2009

Isto mexe e está agitado...

O "post" que aqui se publicou sobre a China e as suas estratégias quanto ao investimento exterior teve (talvez) surpreendente impacto. O que era para ser um registo, mereceu comentários interessantes e, até, uma ajuda de tradução, tirada do Google. Por esse relativo (e inesperado) interesse, corrijo a tradução, na medida das minhas possibilidades, e volto a chamar a atenção para o que está a acontecer no mundo. Noutros lugares e oportunidades, tudo isto tem de ser muito bem acompanhado e reflectido.
.
China vai “aplicar” reservas cambiais (a partir de artigo no Finantial Times de 21 de Julho)
Pequim vai usar as suas reservas de divisas, as maiores do mundo, para apoiar e acelerar a expansão no exterior e aquisições por empresas chinesas, disse Wen Jiabao, primeiro-ministro chinês, em comentários publicados na terça-feira.
"Devemos acelerar a implementação da nossa estratégia “going out” e combinar a utilização das reservas de divisas com "going out" das nossas empresas", disse, na segunda-feira à tarde, aos diplomatas chineses.
Wen Jiabao adiantou que Pequim também quer que as empresas chinesas aumentem a sua quota nas exportações mundiais.
A estratégia “going out” é uma palavra de ordem para incentivar os investimentos e as aquisições no estrangeiro, nomeadamente por grandes grupos industriais, de propriedade estatal, como a PetroChina, Chinalco, China Telecom e do Banco da China.
Qu Hongbin, economista-chefe na China do HSBC, disse: "Esta é a primeira vez que ouvimos falar da articulação oficial desta política de apoio directo a empresas para compra de activos offshore".
Os investimentos directos não-financeiros da China aumentaram de 143 milhões de dólares em 2002 para 40,7 mil milhões de dólares no último ano (285 vezes).
Wen Jiabao não referiu quanto dos 2.132 mil milhões de dólares de reservas seria canalizado para as empresas chinesas, mas Qu Hongbin disse que esta era parte da estratégia para reduzir a dependência da parcela de dólares nessas reserva.
"Esta é a diversificação de reservas num sentido mais amplo. Ao invés de acumular reservas de divisas e activos financeiros de curto prazo, o governo quer que a nação que as empresas acumulem mais activos reais de longo prazo."
Os grupos estatais, particularmente nos sectores do petróleo e dos recursos naturais, têm reforçado a sua procura de activos de empresas à venda devido à crise global.
(…)
Numa entrevista publicada na comunicação social controlada pelo Estado, o presidente da China Development Bank disse que os investimentos exteriores chineses seriam acelerados, mas deveriam dirigir-se a recursos reais de países em desenvolvimento.
"Todo mundo está dizendo que devemos ir para os mercados ocidentais para colher activos sub-valorizados", disse Chen Yuan. "Penso que não devemos ir para a América da Wall Street, mas deveremos olhar mais para locais com recursos naturais e energéticos."

quinta-feira, julho 23, 2009

Acordai!

Antes de me ir deitar, apeteceu-se ouvir isto. Somos ou não somos contraditórios?!
Mas o facto é que me apetece muitas vezes, e beneficiando de instruções amigas que me ensinaram a meter aqui videos, não resisti... até para compensar uma "distracção" na estreia.

quarta-feira, julho 22, 2009

Isto mexe...

Na sequência da informação anterior - para interessados na matéria... e conhecedores da língua inglesa - reproduz-se artigo no Finantial Times de ontem (ver "post" de 27 de Março último sobre concentração de reservas mundiais).

China to deploy foreign reserves
By Jamil Anderlini in Beijing
Published: July 21 2009 19:09 Last updated: July 21 2009 19:09
.
Beijing will use its foreign exchange reserves, the largest in the world, to support and accelerate overseas expansion and acquisitions by Chinese companies, Wen Jiabao, the country’s premier, said in comments published on Tuesday.
“We should hasten the implementation of our ‘going out’ strategy and combine the utilisation of foreign exchange reserves with the ‘going out’ of our enterprises,” he told Chinese diplomats late on Monday.
Mr Wen said Beijing also wanted Chinese companies to increase its share of global exports.
The “going out” strategy is a slogan for encouraging investment and acquisitions abroad, particularly by big state-owned industrial groups such as PetroChina, Chinalco, China Telecom and Bank of China.
Qu Hongbin, chief China economist at HSBC, said: “This is the first time we have heard an official articulation of this policy ... to directly support corporations to buy offshore assets.”
China’s outbound non-financial direct investment rose to $40.7bn last year from just $143m in 2002.
Mr Wen did not elaborate on how much of the $2,132bn of reserves would be channelled to Chinese enterprises but Mr Qu said this was part of a strategy to reduce its reliance on the US dollar as a reserve currency.
“This is reserve diversification in a broader sense. Instead of accumulating foreign exchange reserves and short-term financial assets, the government wants the nation to accumulate more long-term corporate real assets.”
State-owned groups, particularly in the oil and natural resources sectors, have stepped up their hunt for overseas companies and assets on sale because of the global crisis.
China Investment Corp, the $200bn sovereign wealth fund, has been buying stakes in overseas resources companies and has taken a 1.1 per cent stake in Diageo, the British distiller.
In an interview published in state-controlled media, the chairman of China Development Bank said Chinese outbound investment would accelerate but should focus on resource-rich developing economies.
“Everyone is saying we should go to the western markets to scoop up [underpriced assets],” said Chen Yuan. “I think we should not go to America’s Wall Street, but should look more to places with natural and energy resources.”

(obrigado, Rui Namorado Rosa)

Muito oportuna informação

em



, hoje:

EMBAIXADAS DOS EUA ACUMULAM DIVISAS LOCAIS

"Algumas embaixadas dos EUA no mundo todo estão a ser aconselhadas a comprar quantias maciças de divisas locais, o suficiente para perdurarem pelo menos um ano. Para algumas delas estão a ser enviadas enormes quantias de cash a fim de comprarem discretamente outras divisas — excepto libras esterlinas. No interior do Departamento de Estado há um sentimento de tristeza e pressentimento de que "alguma coisa" está prestes a acontecer ... dentro de 180 dias, que poderiam ser 120-150 dias", afirmou o boletim financeiro "Harry Schultz Letter". A notícia está em Marketwatch .
Os prenúncios de uma enorme desvalorização do dólar estado-unidense acumulam-se. Bob Chapman, conselheiro de investimentos, corrobora a notícia e prevê um feriado bancário no fim de Agosto ou princípio de Setembro.

terça-feira, julho 21, 2009

Reflexões lentas... e últimas sobre Nova Iorque e seus museus

novaiorquinas20 (museus6):
.
Comece-se, para acabar..., por dizer que a despedida da estadia em Nova Iorque teria tido no MoMA o lugar adequado. O sítio é agradável, a circulação das centenas de pessoas faz-se bem, de novo sentimos uma "máquina" bem oleada, a funcionar - como o tínhamos sentido na Torre Rockefeller e noutros lugares -, sem se dar por ela.

Vimos várias referências às exposições e só estranhámos o quase silêncio em relação à que pareceria ser a mais importante, a do pintor belga James Ensor. Será que o homem, marginal toda a vida, continua um pouco marginal depois de morto? Está lá em cima, no último andar, numa grande exposição em várias salas, como que em final de visita, ao lado de uma pequena loja (mais uma) muito frequentada.
No andar de baixo, havia um café-cafetaria a abarrotar e fomos comer ao espaço similar no 2º andar (ainda havia um restaurante ao lado do jardim mas só o vimos depois).
Apetecia-nos ficar mas estávamos, também, com pressa de sair. É que íamos enregelando. O tempo em NI estava óptimo, a roupa era leve, muito leve, e nos interiores a temperatura estava, sempre, muito baixa. Por isso, saímos para o jardim com, e para, algum alívio e reconforto.
E acolhemo-nos ao pé da cabra de Picasso, um bronze que nos atraíu. Não só a nós porque, às tantas, sentimos que o lugar era cobiçado e, pessoalmente, tenho a impressão que vou aparecer em muitas fotografias - nipónicas e de outras paragens - que, ao servirem para levar para casa o registo daquela escultura apanharam também o portuguesinho que a ela se acolhera. A situação passou a não ser agradável, e terá apressado um pouco o termo do agradável convívio.
E foi o regresso "a casa" para fechar as malas e esperar o táxi para o aeroporto.

domingo, julho 19, 2009

O cinismo em silogismo ou um cinicologismo

Depois de ler o que aqui (no Cravo de Abril) merece ser lido, não resisto a um comentário sob a forma de silogismo, ou melhor, numa sucessão dialéctica tese-antítese-síntese:
1 (ou tese). O comunismo deve ser perseguido por não ser democrático e, adrede, o Partido Comunista Português ilegalizado (AJJ)
2 (ou antítese). O Partido Comunista Português é democrático porque, segundo uma leitura dos estatutos, teria deixado de ser comunista, logo não teria de ser nem perseguido nem ilegalizado (JM-DN)
3 (ou síntese). O Partido Comunista Português deverá ser perseguido - e ilegalizado - se e quando for o partido comunista que diz - e prova na prática - que é, porque estamos todos de acordo que o comunismo não é democrático (coro dos "coiros")

Porque me apeteceu:

Reflexões lentas... e leigas

novaiorquinas19 (museus5):

Há, de ciência certa, muito dito e escrito sobre esta matéria. Que nunca, foi nem é, das minhas áreas. E não pretendo tocar rabecão, eu que também sapateiro não sou...
Mas... mas como visitante de museus, em Nova Iorque topei-me a reflectir (este costume irrecuperável) sobre isto dos objectos nos museus e os museus como objectos. E, se não vou avançar com pobres sentenças onde há, decerto, reflexões não epidérmicas e teoria(s) feita(s), também não resisto a deixar aqui algumas dessas epidérmicas (e lentas, e leigas) reflexões.
.
O MoMA é um mundo. Como, neste domínio, muitos outros há. Se, ao começar a visita, tivéssemos querido desfrutar (alg)uns objectos no museu não nos chegaria a manhã. Nem o dia, nem a semana. Os objectos estão lá, expostos em muitas salas, com nomes vários de "benfeitores" individuais ou empresas, e por eles passámos, olhando-os de fugida, a correr, com gente, muita gente, a passar por nós - por detrás, pela frente, não raro empurrando-nos (nada de grave, nada de grave) -, a deixar-nos ir na onda. E isto não são queixas. Embora seja verdade que, perante um ou outro objecto, muito apetecia, e o objecto merecia..., ficar ali, esquecidos de tudo, sobretudo do tempo, mas tal não é permitido em vis(i)tas como aquela.
E o que sobreleva, o que se impõe, é o objecto-museu. Se ele existe. E o MoMA existe como tal. E dele desfrutámos, como não pudemos desfrutar dos seus objectos expostos. Como queríamos e alguns mereciam.
Andámos, andámos, vimos, vimos. Fotografámos. Por lá almoçámos. Gostando de estar ali e, agora, de ter estado.
Acabámos no jardim, no chamado jardim das esculturas, a descansar e a apanhar sol em companhia da "cabra" do Picasso. Como iremos mostrar. Para terminar!

sábado, julho 18, 2009

Reflexões lentas... e sem compromisso ou contudo e não obstante

novaiorquinas18 (museus4):
.
O MoMA, passado o átrio, entrados no museu propriamente dito, ou naquilo a que se chama museu, atira-nos logo com uma escadaria e... um helicóptero. E, depois, é passear, até as pernas aguentarem e os olhos cansarem. Não vou escrever sobre o que vimos exposto. Estou aqui para... trazer reflexões. Sobre os museus, este em particular, e o que são. E este é um espectáculo pelo que mostra, e pelo que de si mostra, pelo que de ele se vê.

O que, agora - mas só agora... - me faz pensar é o nome das salas. Cada uma com os seus "benfeitores", que ficam com o nome inscrito nas paredes. Dir-se-á que ninguém lhes liga mas há ali uma marca, um carimbo, um selo. São os Guggenheims em tamanho de salas, ou os Rockfellers à medida das exposições com Picassos e mais todos os que, como um chinês (Song Dong), que tem ali uma instalação mirabolante, melhor: desconcertante mas muito bem con(c)sertada... mas... não interessa, agora, aqui. Agora, aqui, quero o objecto-museu.

sexta-feira, julho 17, 2009

Reflexões lentas... interrompendo a série museus

Não digo, isso não digo, que num andar de um arranha-céus novaiorquino ou num apartamento de avenidas novas de Lisboa ou do Porto, exista – com ou sem tabuleta indicativa e denunciadora –, e funcione, um departamento encarregado de “estratégia e acções de luta de classes”, num caso à escala global, noutro à dimensão caseira. Mas estou convicto, e confirmo-o amiúde, que há clubes e reuniões periódicas que tratam disso (dessa matéria…) e, também, que há uns “faz-tudo” ou uns “espontâneos” que, sem cumprirem ordens explícitas ou cadernos de encargos, tomam iniciativas que desencadeiam oportunas acções de luta de classes que se integram na estratégia e dinâmica sempre presente, larvar, nesta história que de luta de classes é, e de que estamos a ser contemporâneos. Acidentais. E intervenientes por acção ou omissão.
O dr. Alberto João Jardim será um desses “faz-tudo” , "palhaço pobre" de circo ambulante ou “espontâneo” que salta para o meio do redondel e, animado ou não pelo etílico, frequentemente faz uma das suas “partes gagas” que, também com frequência, são muito bem aproveitadas para criarem ambiente, para provocarem ondas de intoxicação ideológica. A fingir que não o são, mas tão-só as decorrências (e escorrências) de um “fait-divers”. No entanto, o fait não é divers, ou passou a não o ser. Passou a ser um facto que serve para. Que serve para alimentar a luta de classes. Contra o espectro. Contra o espectro que (como foi escrito em 1848 a abrir o Manifesto do Partido Comunista) assusta, atemoriza, uma classe social. A classe social que decretou que as classes deixaram de existir mas que faz, permanentemente, a luta de classes. Luta que “nós”, que da outra classe somos ou queremos ser ou que com ela queremos estar, por vezes esquecemos que existe ou nos deixamos levar na onda de que talvez já tenha deixado de existir.
Mas… atenção: “eles” nunca o esquecem e, nos “momentos de crise”, quando amaciam a voz e com falas mansas nos embalam com o fado-cançoneta “estamos todos no mesmo barco”, estão a praticar, com toda a intenção e pretendida eficácia, a sua estratégia. Não perdendo uma oportunidade de aproveitar os “faz-tudo” ou “espontâneos”.
Como acaba de ser provado!

quinta-feira, julho 16, 2009

Mais uma...

Se isto não fosse tão grave, até como sinal..., aconselharia que fosse imposta a regra (constitucional, talvez...) de que, antes de falar, o "Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira" fosse obrigado a soprar no balão, aquela coisa para os automobilistas...
.
[Mas esta minha reacção de pretender coarctar o direito de falar a quem faz e vê publicadas (com este relevo!) afirmações tão evidentemente democráticas é, confesso, uma reacção de quem tem a ditadura nos genes]

Reflexões lentas... sem compromisso mas cumprindo-os

novaiorquinas17 (museus3):
.
O MoMA (Museum of Modern Art) foi fundado em 1929. E, desde logo, salta a reflexão sobre a quantidade de coisas que se encontram, em Nova Iorque, com a referência deste ano. 1929!

Tínhamos feito uma rápida passagem pelo átrio, amplo e cheio de gente, com entrada por duas ruas (a 53ª e a 54ª), ou entrada por uma e saída por outra.
Mas não havia tempo, nessa vez, para sequer entrar no "miolo". Apesar do impacto de uma relativa desilusão por, ao contrário de outros museus, o exterior do "objecto"-museu pouco dizer, logo o MoMA nos atirou à cara, nesse átrio, com um écran enorme onde passavam cenas de uma caótica sessão da bolsa de NYC, em que sucediam planos de caras e corpos lassos, esgotados, de homens e mulheres, correctores, absolutamente siderados, misturados com papeis e computadores e casacos-fardas atirados ao abandono. Planos impressionantes, retratando uma das recentes sessões bolsistas da "crise", não de 1929 mas de agora. E ali passavam aquelas impressionantes imagens de caos, desorientação, desespero, perante a indiferença de quase todos os passantes, a caminho dos balcões de informações e bilheteira ou, simplesmenete, repousando da cansativa visita..
Dessa vez, só apalpámos o ambiente, apenas nos apercebemos do corropio.

Voltámos, depois, no último dia, para entrar e ver, andar, subir e descer, fotografar. E almoçar num dos locais em que é possível fazê-lo. "Aquilo", por dentro, é um mundo em apenas 6 andares e duas caves.
Fomos lá, na manhã do último dia, depois de uma passagem pela célebre livraria Barnes & Noble e de termos confrontado o regresso de Keynes, acompanhado por Adam Smith e... Marx.
E de novo encontrámos as mesmas imagens da sessão de Wall Street a passarem no enorme écran do átrio. São mesmo impressionantes.
E entrámos.

Por agora, deixo só uma "graça": como a fotografia - no MoMA pode fotografar-se... - fazem de uma escultura num museu um quadro num museu. É a passagem das 3 para as 2 dimensões!

quarta-feira, julho 15, 2009

Os museus nas reflexões lentas... e sem compromisso

novaiorquinas16 (museus2):
.
Não vou (vou tentar não ir) fixar-me muito tempo nestas reflexões sobre museus. Em Nova Iorque. Não porque não haja matéria... mas tenho tanta coisa que quero fazer!
Assim, programo (o que não quer dizer que cumpra) uma referência ao Museu da Cidade e duas ou três (ou quatro...)(*) ao MOMA, ao museu dos museus, deixando para trás, ou para quando for, o Metropolitan (e Francis Bacon), o das Artes e Design (MAD e suas "dondocas") e outros sei lá que mais.
Num deles, não sei em qual, na recepção, a Zé fez uma observação sobre os preços dos ingressos (ela... adulta, eu... senior) e teve uma resposta curiosa: aqueles preços eram de pagamento voluntário pois o museu era "sponsorizado" por privados e os pagamentos das entradas eram facultativos e funcionavam como reforços a esses mecenas. Maneira curiosa e que, ao que parece, deveria ser do conhecimento de todos porque em lado nenhum tal está escrito ou é dito. Por isso, lá deixámos o nosso patrocínio para, naquele museu, ajudar os Guggenheim de todos os tempos. Ademais, como recebi a prenda de uma t-shirt no Museu da Cidade de Nova Iorque e logo a vesti, passei a ser um visível e ambulante "sponsor" daquele museu.
Achei o museu simpático, sóbrio. com três exposições muito interessantes, em que a ascendência e influência de Amsterdam e dos holandeses na fundação da cidade e na sua evolução é muito sublinhada.
Da visita, para as reflexões, guardei duas frases em que tropecei.
Uma, que foi a única que encontrei ao 11 de Setembro e às "torres gémeas", e em que, como legenda de uma fotografia da cidade, se diz, como procuro traduzir de memória e fielmente: os terroristas destruiram as torres em 2001, agora há que reconstruir e que essa reconstrução promova a passagem do negócio à abertura ao porto e ao lazer (leisure).
A outra frase é de Lincoln (e desta tive todo o tempo para traduzir, sentado num banco, a repousar as cansadas pernas, e vendo-a inscrita, gravada, no arco da escadaria em frente): "Gosto de ver um homem orgulhoso do lugar em que vive. Gosto de ver um homem viver de maneira a que o lugar onde vive tenha orgulho dele".
_____________________
(*) - isto é que é programação...

terça-feira, julho 14, 2009

Reflexões lentas... e sem compromisso mas obrigadas a tema

novaiorquinas15 (museus1):

E os museus?, perguntava eu.
Se Nova Iorque é cidade de tudo, é-o também de museus. Sei lá se sobretudo...
Nestes curtos dias (só de 24 horas cada um!) visitámos, ou estivémos, em 9 museus (2 não têm o nome mas a tal os assimilei).
Ora, de acordo com o dicionariozito à mão, museu é "s.m. Galeria onde estão expostos objectos de arte, da Natureza, etc. Colecção de coisas várias." (*).
Mas, para a reflexão, não é isso que me interessa.
Por um lado, é o facto do museu-sítio, edifício, espaço, poder ser um "objecto de arte", algo que, além de ser repositório de exposições, merece também ser exposto, é exposição!; por outro lado, ser evidente, em Nova Iorque talvez mais que em qualquer outro lugar, o papel do dito mecenato, o serem os museus fruto de filantropia, tantas vezes possível à custa de vidas... bem pouco filantrópicas.
Gugenhheim ilustra estas duas reflexões. A busca do nome dá-nos a Fundação e os vários museus e só com dificuldade se chega ao homem de negócios - de importação de bordados da Suiça, da insdústria de minas e de coisas mais - que viveu entre 1861 e 1949.

Gugenheim são os museus. Porque depois de retirado Solomon Gugenheim dos negócios, o dinheiro que neles ganhou foi mais que suficiente para coleccionar arte, para formar uma Fundação e para esta escolher arquitectos como Frank Lloyd Wright (Nova Iorque), de Frank Gehry (Bilbao) e Rem Koolhaas (Las Vegas) para construirem "objectos de arte", onde centenas, milhares de pessoas percorrem cultura a correr mas só por correrem aqueles espaços já está a ganhar (ou a poder ganhar) cultura, dimensão histórica, humana. E a reflectir.
Como é o caso, a meu leigo critério, do de Nova Iorque, e loja anexa.






_____________________
(*) ... eu sei, eu sei... tenho de mudar de dicionário de apoio!

segunda-feira, julho 13, 2009

Com urgência

VER ... porque a luta continua!

Reflexões lentas... e sem compromisso (de continuidade ou outro)

novaiorquinas14:
.
Cada novo dia traz, deve trazer..., reflexões. Cada dia vivido em Nova Iorque, e como foi vivido, foi um verdadeiro desafio a reflectir. As notas novaiorquinas nasceram como resposta a esses desafios sentidos em cada dia.
Reflexões nascidas em cada dia, em cada passeio, em cada fachada que por ali acima subia até arranhar os céu e que outras fachadas reflectia.


Quis anotar algumas. Umas aqui trouxe, muitas outras estão perdidas (estarão?) por papéis ou nem isso.
Se resumo pretendesse (tivesse a pretensão de) fazer, iria buscar uma frase que me saltou para o caderno das notas: afinal… os gajos do cinema, até o Woody Allen, e os da literatura, são uns incompetentes; Nova Iorque é muito mais do que as amostras que nos deram - e que darão - e que tanto nos impressionaram.
O que foi o capitalismo dos anos 20, a explosão arquitectónica e tanta outra, os tempos da guerra, o aproveitamento desta para uma nova fase do imperialismo sedeada naquela cidade, a imigração, a mistura, a miscigenação, os espaços verdes centrais e todos os surpreendentemente espalhados nos sopés de tanta e tão alta construção, a periferia norte, se assim se pode dizer, do centro de Manhattan, as ilhas e a terra que rodeiam a ilha, também este momento (histórico), nada pode ser visto e reflectido com simplismo e maniqueísmo.
.

E os museus? A ver vamos…

sexta-feira, julho 10, 2009

Sinais...

Num momento (histórico) como este que vivemos, a reunião do G8 passa estranhamente desapercebida . O que é um sinal...

Os "8 grandes" (é daí que vem o G?, ou é de Grupo?) - Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Rússia, Japão - reuniram-se mais uma vez, em plena "crise económica" e nada se esperava e espera. Embora, com tudo que está por detrás, nos bastidores, muito se tenha jogado na reunião, e antes dela. Desde a vida privada (?) de Berlusconi até outros pormenores que fazem parte do baralho, em que os dois únicos "ases" que estão estáveis (ou são mesmo os "chefes" dos respectivos Estados) são Obama e Sarkosy.

O que achei significativo foi ter visto, na 1ª página do Le Monde de ontem, a grande evidência dada a Lula da Silva - em França e em reuniões com Sarkosy antes do G8 -, a afirmar - como a entrevista no interior confirma - que o G8 deixou de ter razão de ser no que respeita à economia.
É a força dos "emergentes", dos tais BRIC, sendo de recordar que um deles, a Rússia, está no G8, embora na posição de valer mais pelo que deixou de ser do que pelo que é, e está aquele país que já foi o emblemático "emergente", o Japão, que deveria servir de exemplo para o que dão as emergência na periferia do sistema capitalista. Embora, ou até porque..., hoje a situação seja bem diferente...

quinta-feira, julho 09, 2009

Posições, pressões e sinais

(no avião, com os jornais a que tive acesso... apesar de ser 5ª feira, não distribuiram o avante! ou então já tinham ficado todos os exemplares nas filas antes da minha... )


Bento XVI publicou a sua terceira encíclica. E esta – Caritas in veritate – suscita preocupantes recordações. De outras de outros papas – Rerum novarum, de 1890, e Quadragesimo anno, de 1930 – também ditas sociais, que não se podem desligar de tempos de crise e de ascenso de fascismos.

Segundo grandes títulos de “jornais de referência”, esta encíclica vem apregoar valores e moral. O que estaria faltando ao capitalismo (ou à globalização) e seria urgente remediar.

.

.

.

.

.

.

.

Há um texto de Marx, nos Manuscritos, que precisamente trata de moral e economia política.

Depois de uma introdução muito interessante, mas longa para esta forma de comunicação, pergunta Marx “(…) em quem devo acreditar, quem devo seguir: a economia politica ou a moral?”. E logo responde que “a economia política tem uma moral“ A sua. E a moral da economia política é a do lucro, e para os trabalhadores a de trabalhar e poupar, e da contenção e sobriedade a quem promete satisfazer as necessidades, no futuro. Mas, acrescenta, “Por outro lado, a moral da economia política é a de acumular riqueza em boa consciência, em virtude, etc., etc., etc.”. E continua, perguntando “como posso eu ser virtuoso se não existo, como posso ter uma boa consciência se (por outro lado) nada sei, e se não tenho tudo o que nunca é bastante?”

Parece muito oportuno este texto. Como oportuno será sublinhar que, além de “questões de moral e de valores”, a encíclica coloca todo o seu peso de pressão num governo (ou numa governança) mundial. Acumulando riqueza nas mãos de cada vez menos... mas esperando destes a virtude, a moral, e etc., etc., etc..

Para quem tenha estudado e se lembre dos efeitos para que as anteriormente referidas encíclicas contribuíram, esta é um sinal. Preocupante. Entre muitos. E logo nas vésperas da reunião do G-8. Sobre que há uma entrevista de Lula da Silva no Le Monde, com destaque e chamada na 1ª página.

quarta-feira, julho 08, 2009

Reflexões lentas... sem compromisso e reflectidas

novaiorquinas13:

Malas feitas (com dificuldade, com dificuldade...), apenas esperamos o avião. Ou o avião espera por nós. Foram uns dias de férias. E de continuada reflexões. Algumas vieram para aqui. Outras virão. Talvez.
Num dia destes, ao passarmos por a vivenda na 5ª avenida (Chelsea), que é um "clube" chamado Salmagundi, vimos que havia uma exposição de pintura e escultura para não-membros. Entrámos... até para ver a vivenda por dentro. A exposição era interessante, e dos 125 quadros (25 premiados) prendeu-me a atenção, pelo tema e título. De Mike Walsh, Reflections:

















E inspirou-me!... Fui buscar uma foto, que tiráramos dias antes, para ilustrar estas reflexões que aqui ficam e, eventualmente, continuarão, a propósito de Nova Iorque:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
É o edifício das Nações Unidas onde se reflecte um recanto de Nova Iorque, a Tudor City Green, que é um espaço impressionante de "qualidade de vida"... e de verde.
Haverá melhor tema para reflexões que as Nações Unidas em Nova Iorque?

terça-feira, julho 07, 2009

Reflexão lenta... e intempestiva

novaiorquinas12:
.
Já não há pobres! Pelo menos, nestas partes do mundo. Ditas desenvolvidas.

O que passou a haver é gente endividada. Sobretudo trabalhadores. Com emprego mas sem direitos e desempregados, que são muito necessários para que, na relação de forças (de classe), mais se desequilibre em desfavor das classes trabalhadoras para que a força de trabalho seja mercadoria e não mais.

O que passou a haver é excluídos. Os que não fazem falta nenhuma. Ou, talvez, ainda falta façam às "boas almas" para fazerem as suas "boas acções" e, assim, mais próximas do céu ficarem.
Muito mais fotografias poderíamos ter tirado mas algum pudor nos travou, e só a esta não resistimos. À beira do Central Park.

Reflexões lentas... e sem compromisso mas um pouco apressadas

novaiorquinas11:

No Washington Park. Um ambiente agradável, com a miudagem (e não só) a tomar banho no pequeno lago com repuchos. Em alegre algazarra.
Ao lado, umas filmagens que atraiam mirones.
E nós a descansar da(s) caminhada(s) novaiorquinas.
A bonomia foi-nos perturbada com a descoberta, em todos os acessos ao parque - até aos pés da estátua de Garibaldi -, de um aviso da produtora do que estava a ser filmado prevenindo para eventuais pedidos de indemnização por pessoas filmadas sem autorização. Chocou-nos.















.
E lembrou-nos o que nos tinha sido contado na véspera para explicar obras nas fachadas de muitos hóteis. Resume-se em episódios:

  1. Houve quem (e alguns foram), em desespero de causa - e de dividas -, tivesse alugado um quarto em hotel e, deixando carta para a família, se tivesse atirado da janela no quarto para a rua;
  2. as famílias, ao que parece seguindo instruções do suicida, moveram acções contra os hoteis por terem janelas que permitiam que potenciais suicidas consumassem o acto;
  3. bem apoiadas por advogados especializados em acções deste tipo, as famílias ganharam as acções e receberam chorudas indemnizações;
  4. alguns hoteis começaram a cobrir as fachadas de paredes de vidro inquebrável (e esteticamente irrepreensível) para impedir que alguém se possa atirar das suas janelas à rua.

Em que mundo vivemos?

segunda-feira, julho 06, 2009

As Honduras são aqui!

Quero saber o que se passa. Como cidadão interessado pelo que vai no mundo. Mas só com muita dificuldade consigo alguma informação. As nossas habituais fontes de informação (nomeadamente as portuguesas) estão muito parcas, dando a perceber que quem domina a informação quer é que tudo se resolva com a aceitação do statu quo. Sem muitas ondas...
E nos meus ouvidos ressoa Caetano Veloso com o seu impressionante O Haiti é aqui. As Honduras também!

Reflexões lentas... sem compromisso mas teimosas

novaiorquinas10:
.
Um tempo excelente, um dia de aniversário, um cruzeiro de quase três horas ao redor de Manhattan, com vistas impressionantes e belas (umas belas, outras impressionantes, outras ainda ambas as coisas), um almoço amigo, familiar, festivo, um bom pedaço da tarde no Central Park no meio de gente vivendo despreocupadamente o seu domingo com passeio, música, pic-nics, convívio... dá para reflectir? Aí, dá, dá!
Tudo dá para reflectir quando tudo dá para reflectir. E dá inevitavelmente se se passam essas quase três horas do cruzeiro a ouvir um óptimo profissional a acompanhar o que se ia vendo com informações, comentários, ditos e graças.


É verdade que o "meu inglês" é fraco, muito fraquinho, o "inglês dele" é "americano" - apesar de uma boa colocação e clareza de voz -, e que eu não estava muito predisposto, para não dizer nada predisposto, a fazer grandes esforços de atenção (e tradução). Mas o que ouvi e percebi chegou.


O homem era mesmo um bom profissional. Estava informado sobre o que falava, sabia dizê-lo com convicção. Do tal pouco que ouvi e percebi, uma repetição começou a arranhar-me os ouvidos: a do vocábulo "biggest" - pontes, prédios, negócios, quilómetros, dólares, tempos,, esforços para a paz, jogadores de basebol e de basquete, sei lá... tudo - inevitavelmente seguido de "in the world".


Retive a informação sobre uma das "biggest" fortunas feitas por um jovem que começou, aos 16 anos, a transportar pessoas - um tal Van der Bilt - e, depois, a construir e a fazer fábricas e a criar universidades... acho eu. Tempos que lá vão em que se faziam fortunas - das "biggest in the world" - a fazer coisas com alguma utilidade como transportar, investir em fábricas e em construção. Agora fazem-se (e desfazem-se, concentrando-se) in "casinos da finança" e off qualquer coisa.


Claro que não me estragou o dia. Nada. Nem me surpreendeu, a não ser pela qualidade de algumas informações históricas, neutras (se as há...), mas para aqui só trago reflexões. Lentas. Como a que me assaltou sobre a megalomania sem limites e a irresistível vontade que provocam de lhes fazer "baixar a crista".


Além da mensagem que daria para rir, se não fosse matraqueada para se tornar indiscutível, consensual, que se pode traduzir no significado da Estátua da Liberdade se confundir com o símbolo de Democracia, na sua única forma. Esta, como se democracia fosse...

domingo, julho 05, 2009

Outras reflexões lentas... sem compromisso

novaiorquinas9:

Um dia em cheio. Talvez por ser o 4 de Julho.
De manhã, fomos a uma "feira da ladra". No extremo oeste da ilha, para lá de mid-town (começo a usar termos destes...). Nada de especial, mas uma experiência curiosa, por ser em Nova Iorque, na NY que até hoje viemos percorrendo. E muitas recordações que nos fizeram sorrir: Playboys de há 40 anos, muito púdicos, Capitão América e Bucha e Estica. E compras em que se poupou imenso dinheiro...


À tarde, Harlem. Outra cidade. Melhor: outro mundo a que se chega sem sair de Nova Iorque num autocarro, indo da rua 46 para a 165, do sul para o Norte pela 2ª avenida.
Uma impressão fortíssima. Imigração instalada. Uma outra Nova Iorque mas uma Nova Iorque de que também temos muitas referências. Não turística, não financeira, hispânica, africana (almoçámos - excelentemente - num restaurante senagalês...) Igrejas, igrejas, igrejas, com as mais variadas designações e como que fazendo parte da paisagem.
Mas procurávamos o célebre Teatro Apollo, e caímos no Harlem profundo, no âmago, num dos seus âmagos. Mesmo a sério. Onde, diz-se..., há alguns anos se não podia ir.
Um boicote a uma loja que se atreveu a não fechar no dia da comemoração do 84º aniversário de Malcolm X, a 19 de Maio!
E ninguém entra naquela loja!

Um grupo de militantes do Revolutionary Communist Party, com uma banca de livros, a distribuir o seu jornal, a fazer um comício e a promover uma sessão-debate para 14 de Julho sobre "The Ascendancy de Obama... and the Continued Need for Resistance and Liberation".

E muito gente por ali a passar, tudo à volta do Teatro Apollo, com muitas bancas e uma parede com uma enorme faixa a receber mensagens dirigidas a Michael Jackson. E flores.


Muito para fazer reflectir.
Nas bancas, Michael Jackson a ser objecto de muitas homenagens (com o comércio a imperar), mas também a presença, não emocional até à quase histeria que se criou à volta da morte de rei do pop, de Luther King, MalcolmX e... Obama, os três juntos em t-shirts, sacos e outros objectos.
Faz pensar! A importância da cor da pele, ali vivida, numa outra e diferente experiência. Em mudança e, em muitos aspectos, de esperança.
À noite, espectacular fogo de artifício do rio para os arranha-céus, patrocionado por uns grandes armazéns com apoio de marcas conhecidas, e - parece... - festa nas ruas. Sobretudo em Times Square

sábado, julho 04, 2009

Reflexões lentas... sem compromisso, lembrando

novaiorquinas8:

Hoje, é o dia da independência. O 4 de Julho. Vivê-lo aqui reforça o respeito pela História. Pela História de um Povo, independentemente de rumos e desvios que a nação possa ter tomado - e esteja seguindo - nas mãos de uma administração que serve interesses contra o próprio Povo, contra o caminho dos povos.

Ontem, passei um dia... diferente. Fiquei quase todo o dia nesta casa amiga em que até espaço me foi arranjado para poder trabalhar, arrumando coisas que estavam por arrumar, como o relatório sobre o seminário de São Paulo. Uma etapa vencida...
E, ao fim da tarde, no passeio que fomos dar, virámos a Leste e fomos até uma zona ainda não descoberta, a do edifício das Nações Unidas. Ou ainda não redescoberta porque muito me lembrei da minha primeira vinda a Nova Iorque, no final de 1990, integrado na delegação do PE, como vice-presidente - "herança" do Carlos Carvalhas...-, e em que muito tive a oportunidade de falar (até com Perez de Cuellar, então secretário-geral) sobre Timor e a ocupação pela Indonénia. Boas recordações. De luta!

sexta-feira, julho 03, 2009

Reflexões lentas... sem compromisso, sempre comprometidas

novaiorquinas7:
.
"A crise" está aí. Umas vezes escondida, outras confessada... mas, logo se acrescenta, em fase de recuperação da confiança perdida (perdão, abalada).
Os sinais não entram pelos olhos dentro - que distraídos andam... -, nem eles seriam tão evidentes como alguns que registaram aspectos do quotidiano de 1929-30.
No entanto, quem menos distraído anda, de vez em quando, nas caminhadas pelas ruas e avenidas de Nova Iorque, tropeça com letreiros como este:
Pequenas lojas a fechar, em liquidação de existência(s). Numa delas, não fotografada, a informação de que, ao fim de 22 anos de existência e de "pagamento de licenças", se via obrigada a fechar.
Entretanto, os números publicados do desemprego nos Estados Unidos informam da supressão, durante o mês de Junho, de 467 mil postos de trabalho, elevando o desemprego para 9,5% da população activa, o mais elevado da década.
Esta informação, e outras quaisquer, estão absolutamente submergidas pelo "caso Michael Jackson", numa verdadeira histeria informativa.

quinta-feira, julho 02, 2009

Garfo "à Pinho"

novaiorquinas6:
.
A Melina Mercouri canta "où me portent mes voyages, la Grèce me blèsse..."
... a mim é mais Portugal!
Calculem que estava eu em Times Square a captar imagens curiosas como esta enquanto em Portugal, e na Assembleia da República, se passavam coisas também curiosas e parecidas. Talvez uma sugestão para um novo logotipo dedicado a este (des)governo:

Nova(iorquina)s reflexões lentas... sem compromisso

novaiorquinas5:

Férias & Turismo! Só? Procurámos uma "boa onda". Seguindo bons conselhos. Rockfeller. Ir até ao topo.
Começámos por encontrar uma bem montada máquina promocional à volta da praça. E fizemos como os outros (centenas de outros...). Com uma espécie de apresentação cá em baixo, ao rés do chãozinho. A subida até ao cimo (top on the rock) muito bem organizada por um pessoal simpático e competente. As viagnes de elevador até ao 67º feitas com disciplina indispensável mas com bonomia e aparente tolerância. Depois, entre 0 67º e 0 70º, pudemos passear-nos como se estivéssemos livres como os passarinhos. Olhando e vendo para longe e para baixo, Fotografando. Comentando que, afinal o Central Park nem é tão grande como isso (visto lá de cima...). Brincando à "fotografia artística"...
Uma parte da manhã muito bem passada.
Sem esquecer uns pormaiores, para lentas reflexões:
1. que no "top on the rock" estão os operários, sem os quais não havia torres... nem Rockfellers.





.
2. Que tudo aquilo "cresceu" em plena crise de 29-30, como o mostra uma foto da exposição que abre a visita.
Só turismo e férias? Não há!

quarta-feira, julho 01, 2009

Reflexões lentas... sem compromisso, sempre comprometidas

novaiorquinas4: Foi logo da primeiras vistas e visitas: a New York Public Library. E será, decerto, das repetidas.
O anúncio da exposição central - 1969-The year of Gay Liberation -, e a gente que esta exposição atrai e por ali anda, quase apagam o cinzento do pano de anúncio da Entre Colaboração e Resistência, mas foi a esta que me dirigi, e que visitei. E a que voltarei.
É uma grande exposição em salões do rés-do-chão, que começou a 3 de Abril e ali estará até 25 de Julho. Em espaços muito amplos, bem organizada, permite um percurso desde 1. 1918-49-Da Vitória à Derrota até ao pós-guerra (8. Aftermath).
Não a percorri com o cuidado e a atenção que merecerá, mas saí do edifício com as reflexões que, lentamente, me vão acompanhando: mais uma acção - e esta com escolhida e elaborada documentação - de um "contar da História", branqueando o nazi-fascismo e criminalizando o comunismo, ainda que não o explicitando, ou até parecendo o contrário.
As seduções da ocupação nazi, apesar, por exemplo das levas de operários forçados para a Alemanha, mas onde se deslocavam artistas franceses para amenizar a inhumana deportação, o charme (nem sempre) discreto do colaboracionismo que a resistência veio perturbar com actos isolados e de "assassinato" de oficiais alemães, talvez bons rapazes, o mal-estar de alguns escritores e intelectuais - Esprit, Lettres Françaises -, inevitáveis referências ao PCF e ao l'Humanité, mas raras e sempre distorcidas.
E leio, no jornal que se distribui com a exposição, coisas que não me permitem deixar de pensar na luta de classes, quotidana, agressiva, apesar de... estar em férias. Como, por exemplo, "listas negras" de artistas colaboracionistas, manuscritas e com ar de coisa de gente vingativa, e a referência ao termo da unidade que foi a Resistência sempre com os comunistas como os responsáveis.
Desconfio que voltarei ao tema...