Ido do Zambujal, o trânsito infernal à entrada de Lisboa impediu-me de chegar a horas à apresentação da candidatura de Jerónimo de Sousa à Presidência da República, embora ainda tenha chegado a tempo de estar no final da impressionantemente concorrida e entusiática iniciativa.
Em compensação, ouvi na rádio parte da intervenção do Jerónimo e um comentário muito esclarecedor do sr. Carlos Magno.
Segundo este, o discurso que ouvia estava muito bem escrito, milimetricamente disse ele, e tinha-o sido, decerto!, por intelectuais do Partido para operário ler, coisa que este fazia muito bem.
Isto ouvi eu com estes dois que ladeia a minha cabecinha.
E está dito: Jerónimo de Sousa será um operário que sabe ler, mas não se exagere... não pode saber escrever. O que será uma evidência para o sr. Carlos Magno, que também deve ter dúvidas se um operário pensará.
É de classe!
O facto, que custa a aceitar, é que Jerónimo de Sousa, operário que é, além de ser de (outra) classe, tem classe!
Se os Carlos Magnos da nossa praça admitissem que um operário pode escrever um discurso como o de ontem ... entrariam em colapso, tal era o choque das contradições nas suas cabeças. :)
ResponderEliminarPois...
ResponderEliminarE em colapso entrarão!
Neste País qualquer mabeco é transformado em comentador por obra e graça dos donos da comunicação social que temos.
ResponderEliminarDepois... é dar-lhes asas e deixá-los voar que eles, como bons abutres que são, irão fazer o resto!!!
O Jerónimo que se cuide pois, como benfiquista que é, ainda vai ser acusado pelas más prestações do seu clube!!!
Para esses senhores, contra o PCP vale tudo!!!
Mas não nos abatem!!!
E isto é que lhes dói!!!
Os meus preâmbulos:
ResponderEliminar1.Vou fazer de advogada do diabo.
2.Acho que Carlos Magno não precisa da defesa de pessoas como eu que não sabe defender nada incondicinalmente e que acredita no relativismo de tudo... Por isso não venho em sua defesa.
3.É fundamental afirmar (e reafirmar) como aprecio e respeito as opiniões do Sérgio.
4.Queria apenas dizer que ouvi na Antena 1, uma opinião crítica do mesmo Carlos Magno muito abonatória, detalhada e fundamentada da escolha de Jerónimo de Sousa em "Os Poemas da Minha Vida".
Óptimo, Teresa, congratulo-me.
ResponderEliminarMas a incoerência é maior ainda. Quem reconhece o mérito na escolha dos poetas e dos poemas não poderia dizer que um discurso como aquele, feito por quem escolhe poetas e poesias, foi escrito por intelectuais do Partido, milimetricamente, para o operário ler...
Foi, espero, uma escorregadela. Só que eu tive o azar de ouvir!
Jerónimo de Sousa, merece-me todo o respeito!
ResponderEliminarDesde muito jovem tem sido coerente, honesto, um lutador!
Pelo facto de não ter tirado um curso superior, não ser DR., não dá o direito a ninguém chamar-lhe, ignorante! Jerónimo de Sousa, participou em grupos culturais, chegando a fazer teatro amador! Tem experiência sindical. Foi durante 16 anos, deputado à AR, integrando as comissões dos Assuntos Sociais. No PCP, esteve sempre ligado aos problemas laborais. E o curriculum, não termina aqui....
Carlos Magno nas Legislativas, teceu critica favoráveis a Jerónimo de Sousa!
Por vezes a cólera, faz-nos dizer palavras que nos ferem! Carlos Magno, apesar de ser um homem de direita, está ferido com os disparates das políticas neoliberais dos sucessivos governos! Agora, começa novamente a dizer o que pensa! E disparata!
Mas C.M. sabe, todos sabem, por baixo daquele ar humilde e tímido de Jerónimo de Sousa, está um homem íntegro, humano e muito inteligente!
GR
Eu não diria que Carlos Magno é um "homem de direita". É um "convencido", gosta de se ouvir, de dizer "boutades"... o que o leva a comportar-se como um homem de direita. Como tantos que (talvez) não o sendo assim se comportam. Eles é que, sem se darem por isso, são os "politicamente correctos", que estão "na onda" com a irreverência bem comportada, qb. para não incomodar o poder e para beliscar, com ares descontraídos e modernaços, a (outra) classe quando como tal se assume.
ResponderEliminar