Páginas

terça-feira, fevereiro 19, 2008

E se chover a 1 de Março?

Domingo chovia. Eu bem a ouvia cair, tamborilando nas claraboias, enquanto por aqui punha leituras em dia e "fazia coisas". Entre outras, gravava esta imagem retirada do Avante! e reservava-a para a publicar ontem, com este título e a legenda... nem que chovam picaretas!
.
Mas no dia de ontem, com as notícias que iam chegando, senti-me inibido a falar de chuva. Só se fosse para afirmar o respeito e solidariedade pelo sofrimento das vítimas da chuva e das enxurradas. Como agora o faço.

Hoje, para começar o dia, aqui deixo a imagem, como decerto virei a fazer mais vezes, com a lembrança de uma comovente manifestação há uns trinta anos atrás, em que muitos de nós, debaixo de uma chuva que caía e nos encharcou até aos ossos, acompanhámos até ao Alto de São João os corpos de companheiros trazidos do cemitério do Tarrafal.

12 comentários:

  1. Fortíssima imagem, mas ao vivo vai ser ainda mais forte!

    ResponderEliminar
  2. Não vai ser o mau tempo que nos desmobilizará. Estamos habituados a temporais... e a raios e coriscos. É o que mais temos.
    Campaniça

    ResponderEliminar
  3. Haverá pior temporal do que este que desde há tanto tempo nos flagela?

    ResponderEliminar
  4. http://www.referendoaotratado.net/

    ResponderEliminar
  5. Agora arrepiei-me... pela foto, por teres recordado o cortejo dos restos mortais dos camaradas que vieram do Tarrafal...
    Também nesse dia de Fevereiro choveram quase picaretas, e das Belas Artes até ao Alto de S. João ninguém arredou pé...
    Em tarefa, no meio dos carros funerários, decidimos não abrir chapéus de chuva. Chegámos lá completamente ensopados....

    ResponderEliminar
  6. Resistentes.
    A Maria faz referência a que ninguém usou o guarda-chuva “…em tarefa…” permite-me dizer; “por respeito…” a homenagem era tão sentida que a chuva foi um acessório despercebido.
    No dia 1 não chove!
    Mas se assim for? a chuva refresca e,
    ninguém irá notar nas nossas lágrimas de emoção e alegria, quando colocarmos o cartão no ar!
    ninguém irá reparar nas nossas lágrimas de felicidade quando o Samuel cantar.

    1 de Março todos vamos participar na Marcha!
    Nem que chovam picaretas!

    GR

    ResponderEliminar
  7. A chuva de que fala é chuva de beber

    ResponderEliminar
  8. Vou fazer-te uma confissão, Sérgio: de há muito que mantenho um estreito e cordial contacto com o S. Pedro - contacto confidencialíssimo, obviamente...
    Acabo de falar com ele que me disse que no dia 1 de Março não haverá chuva.
    Pode acontecer, no entanto, que ele me esteja a aldrabar, como já tem acontecido. Nesse caso, lá estaremos, à chuvae ao vento, a gritar pela liberdade e pela democracia - que o mesmo é dizer: 25 de Abril sempre!
    E sem esquecer o fundamental: o cartão de militantes comunistas.

    ResponderEliminar
  9. Se chover... paciência.

    "São as águas de Março
    fechando o Verão
    e a promessa de vida
    no meu coração" (T. Jobim)

    Também nos nossos corações haverá promessas de vida!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelos vossos comentários.
    O "ambiente" para o dia 1 de Março está mesmo... reconfortante. Faça chuva ou faça sol!
    E, sabem todos uma coisa muito pessoal?, o que mais me está a aquecer por dentro é a vontade de estar na marcha de tantas/os que não têm cartão mas que também sentem a marcha como sua. E é!
    Os que têm cartão, com o cartão na mão, os que o não têm dando-nos as mãos... nós só precisamos de uma para erguer bem alto o cartão!

    ResponderEliminar
  11. Com ou sem jornalistas não deixaremos de marcar um dia histórico que fará arrepiar qualquer engenheiro...
    Com chuva ou com sol tanto faz, o que vier "virá por bem..."pois é nosso "amigo também".

    ResponderEliminar