Páginas

sábado, março 08, 2008

Dia da Mulher

Para a companheira
para as camaradas e para as amigas,
para as trabalhadoras,
para as mulheres,
hoje, 8 de Março de 2008:


… as mulheres não têm razão para se queixarem da Internacional, que elegeu uma delas, a Sra. Lan, para o Conselho Geral... Ironia à parte, o último congresso do American Labour Union representa um grande passo em frente: os trabalhadores dos dois sexos foram tratados num completo pé de igualdade. Em contrapartida, os ingleses e mais ainda os galantes franceses mostraram uma grande estreiteza de espírito. O progresso social mede-se pela posição social do belo sexo (incluindo as feias)…

Karl Marx
(de uma carta a Kugelmann, 12 de Dezembro de1868)

5 comentários:

  1. Por mim vou espalhar uns cravos....

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela parte que me cabe nesse certeiro e actual texto do Karl, que era homem sensível e inteligente.
    E neste dia da mulher, um viva aos homens inteligentes e sensíveis, que vão caminhando ao nosso lado :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/3/08 09:55

    Ora aí está! E sem ironia... e de mãos addas...

    ResponderEliminar
  4. Ah! reparei agora:
    na dedicatória, escrita já com os olhos a piscarem, faltou-me uma linha da dedicatória (para hoje!):

    ÀS PROFESSORAS!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/3/08 11:10

    ... de mãos adds?
    É mas é... de dedos trocados porque as mãos têm é de estar... dadas umas às outras, uma à outra.

    ResponderEliminar