Páginas

segunda-feira, agosto 11, 2008

A propósito (outro)...

... de um telefonema recebido esta manhã

O PRIMEIRO LIVRO

Quando levantou o telefone, mal ouviu o ansiado já chegou!, saltou porta fora, gritando à atónita secretária não demoro nada.
O carro arrancou numa chiadeira e não teve acidentes no curto trajecto porque deus põe a mãozinha não apenas por debaixo do menino e do borracho.
Na Rua do Mundo, deixou o carro onde calhou e subiu a quatro-e-quatro os degraus do nº67.
Ao manusear o livro, ao cheirar a tinta ainda fresca, ao ler o seu nome pela primeira vez numa capa, sentiu grande emoção.
Maior, só quando, meses depois, ajudou a nascer o primeiro filho.

(em "cem palavras", e com referência a 1967)

14 comentários:

  1. Boa malha!

    Quando chega à região da ria de Aveiro?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Mas hoje, ao receber o telefonema, a tua vontade foi arrancar imediatamente para Lisboa, não foi?
    Então, a emoção é sempre grande:))

    ResponderEliminar
  3. Sei o que é a emoção de ver nascer um filho.
    Não sei qual é a de ver nascer um livro. Mas imagino-te com um sorriso enorme... ainda que seja o trigésimo, é sempre mais... um filho...

    Parabéns! Aguardo o lançamento na Festa.
    Abreijos

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, amigos.
    É na verdade algo de especial, apesar de já serem tantos... mas este é "especial"!
    Como podem imaginar, a partir daqui, sem deixar nada do "resto", vou viver um período dedicado a... vê-lo crescer!
    Abreijos

    ResponderEliminar
  5. -Eu também quero ver o menino pegar nele embala-lo nas minhas mãos, ler-lhe as linhas e entrelinhas... como ele ri e choraminga... bonito é, vê-se pela foto... há-de ser um senhor livro, muito respeitado e considerado.
    Parabéns.
    a.ferreira

    ResponderEliminar
  6. Esse são alguns dos (apesar de tudo) muitos grandes momentos das nossas vidas... Ficam gravados para sempre...
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  7. O que importa é que esteja de saúde, faça bastante barulho e viva por muitos e muitos anos...
    Lá que tem boa cara, o malandro, isso tem!
    Parabéns!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Nunca é tarde para descobrir os blogues de esquerda na blogosfera.
    Assim com uma espécie de honra, por descobrir que este meu camarada, que por tantas e embevecidas vezes ouvi e li noutros suportes está por aqui, à mão de semear (que é como quem diz, de comentar). :-)

    ResponderEliminar
  9. a. ferreira - tentei concebê-lo bem, tentarei bem o tratar... mas preciso da vossa ajuda para que ele se faça respeitável e se faça respeitar...
    fernando samuel - sere tu a dizê-lo também é "especial"
    samuel - queres tu dizer por muitas e muitas edições... estás no lote dos padrinhos.

    ResponderEliminar
  10. *mar - há três anos que por aqui ando. E já tinha andado por outros sons de tinta. Mas fiquei muito contente por me teres descoberto. Já fui fazer uma curta visita lá ao teu sítio-blog, e voltarei.
    Obrigado e até breve

    ResponderEliminar
  11. José rodrigues - vamos tratar disso de Aveiro-região...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Sérgio:
    também ando por estes caminhos há mais ou menos esse tempo. Com este e outro blog anterior a este. Se calhar tenho é andado sempre na margem errada do rio..;_)
    oi preciso uma amiga, de Baleizão, criar agora um blogue com a minha ajuda, para eu começar a descobrir blogues como o do samuel e o teu, por exemplo. É como eu digo: nunca é tarde e ontem passei um bom bocado em descobertas fantásticas, apartir dos teus linques. :-)
    Obrigada eu pela visita e, sobretudo, por nos dares esta hipótese de acesso livre - leia-se sem termos de comprar os teus livros (ups!) ou ouvir-te em declarações ou encontros - ao teu pensamento.
    Abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  13. obrigado por te dares ao trabalho de o conceberes! estou certo de que o procurarei na festa, como ao autor!

    um grande abraço, camarada!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns. Que o Menino cresça forte e sadio.

    ResponderEliminar