Páginas

segunda-feira, setembro 14, 2009

Bertold Brecht

Faz hoje 53 anos que morreu Bertold Brecht. Está na minha agenda (da JCP).
E se em cada dia há bastos motivos para citar este poeta, este autor (e teórico) de teatro, este escritor, este homem, hoje mais se justifica uma lembrança de homenagem. Deixo o final de um poema sobre a "dificuldade de governar" :


(...)
3
Se governar fosse fácil
não havia necessidade de espíritos tão esclarecidos como o Chefe.
Se o operário soubesse usar a sua máquina e ferramentas
e se o camponês soubesse distinguir uma enxada
de uma forma para tortas
não havia necessidade de patrões nem de proprietários.
É só porque quase toda a gente é tão estúpida
que há necessidade de alguns tão inteligentes.

4
Ou será que
governar só é assim tão difícil porque a exploração e a mentira
são coisas que custam a aprender?!

9 comentários:

  1. Eu pensava que Brecht morreu a 14 de Agosto de 1956. O que interessa é que a sua obra ficou, é actual e será por muitos anos, o que o torna imortal. Um abraço amigo e boa campanha e melhores resultados. Espero não ver brevemente "Coisas do Arco da Velha"...

    ResponderEliminar
  2. Justa homenagem, independentemente se ele nos deixou em Agosto ou Setembro.
    Brecht imortalizou-se nas palavras que nos deixou e que são cada vez mais actuais...

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Não temo o erro porque estou sempre pronto a corrigi-lo (bento de Jesus Caraça)... mesmo quando o erro não é meu mas desta bela agenda de que me sirvo.
    Obrigado, Fel de cão, com amizade.
    E também para ti, Maria, como sempre, imprescindível.

    ResponderEliminar
  4. Brecht cada vez mais actual e como aprendemos com ele!

    Sérgio,
    Que seriamos sem ti?

    Um forte Bj,

    GR

    ResponderEliminar
  5. Falando de ... correcções, não é Bertolt, com "t"?
    Abc.

    ResponderEliminar
  6. Apenas me interessa que nasceu... e escreveu o que escreveu.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. O que é pena é que tenha morrido tão novo. Há quem morra sempre demasiado novo... E o erro que cometi por interposta agenda tem o grave (gravíssimo) inconveniente de ter sido menos um mês em que o Bertold (Bertolt, segundo outros e não sei quais os certos)fez coisas como aquelas que nos deixou...

    Viva o BB (também o King, e o
    Baptista Bastos às vezes!)

    ResponderEliminar
  8. Importante é mesmo ele estar vivo dentro dos homens que querem perceber à volta...

    ResponderEliminar
  9. pelo que nos deixou não morreu. Foi um dos que se libertou da lei da morte.

    ResponderEliminar