Deus existe? Eu acho que existe em quem, e para quem, tem necessidade dele, e por isso, e para si, o criou. Para mim, deus não existe.
Se, para quem deus existe, o Papa é um homem com o (en)cargo de representar deus, o problema é deles.
Num País que separou o Estado da Igreja, que separou o Estado de qualquer religião, é legítimo que a um cidadão sem deus – isto é, ateu – seja imposta a visita do Papa como visita de Estado para além do que ele é, sem contestação, um Chefe de Estado, de um Estado chamado Vaticano?
Não adiantei nada a tanto já dito e escrito, nos séculos dos séculos? Nem quis! Mas senti necessidade de escrever, eu, isto que aqui está. Hoje.
Se, para quem deus existe, o Papa é um homem com o (en)cargo de representar deus, o problema é deles.
Num País que separou o Estado da Igreja, que separou o Estado de qualquer religião, é legítimo que a um cidadão sem deus – isto é, ateu – seja imposta a visita do Papa como visita de Estado para além do que ele é, sem contestação, um Chefe de Estado, de um Estado chamado Vaticano?
Não adiantei nada a tanto já dito e escrito, nos séculos dos séculos? Nem quis! Mas senti necessidade de escrever, eu, isto que aqui está. Hoje.
Sou de uma família ateia.
ResponderEliminarNem baptismo, nem qualquer tipo de crenças.
Respeito quem assim não for. Se querem acreditar, tem todo o direito.
Contudo, choca-me, fere-me, perturba-me ver tanta opulência, conservadorismo e fanatismo.
Ofende-me ver novamente a Constituição da Republica Portuguesa ignorada, desconsiderada.
É uma afronta, os largos milhares e milhares de euros que estamos a gastar, na mesma semana que somos confrontados com uma série de medidas anti-sociais que este desgoverno vai implementar.
Este país é um escândalo!
Bjs,
GR
Subscrevo estas poucas - mas lúcidas! - linhas!
ResponderEliminarDeus existe e chama-se Dinheiro.
ResponderEliminarSubscrevo a tua reflexão funda!
ResponderEliminar"A religião é o suspiro da criança acabrunhada, o coração de um mundo sem coração, assim como também o espírito de uma época sem espírito. Ela é o ópio do povo"
ResponderEliminarKarl Marx
Subscrevo todos os comentários anteriores em especial o de GR porque também venho de uma família ateia. Até a minha avó, mãe da minha mãe, reivindicou um enterro civil.
ResponderEliminarA religião é de facto o ópio do Povo e grande aliada do capitalismo e imperialismo.
É uma vergonha o que este governo laico está a permitir e incentivar.
Um beijo.