Páginas

quinta-feira, julho 22, 2010

Atenção à informação

Durante o dia de hoje - já ontem... - ouvi bem uma dezena de vezes que o défice público português aumentou 462 milhões de euros, ou seja 6%.
Esta foi a notícia! Com uma mensagem subliminar, ligada ao que se quer que seja o "problema central" do défice orçamental. Em percentagem do PIB! E procurando inculcar que é por culpa do excesso de despesas.
Por isso, há que sublinhar:
  • Um défice é uma diferença entre receitas e despesas.
  • Um défice pode ser absoluto, enquanto diferença entre rececitas e despesas, ou relativo, isto é, em relação a qualquer outro indicador, o PIB por exemplo.
  • Se o PIB crescer mais, percentualmente, que o défice orçamental, o défice orçamental em relação ao PIB diminui.

6 comentários:

  1. Clarinho.
    Porque será que me lembrei dos outros que achavam que o lucro da FESTA era o total das receitas?

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Excesso de despesas?
    Com quê, e com quem?
    Nós sabemos, por isso mesmo alertamos!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É preciso avisar toda a gente...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. É preciso resistir.

    ResponderEliminar
  5. A "grande despesa"... é tramada! :-)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. O que se vê é a despesa a diminuir do lado dos produtos essenciais à vida. PORQUÊ?

    Um beijo.

    ResponderEliminar