Páginas

quarta-feira, setembro 08, 2010

Poemas cucos* (e outras coisas cucas) - 17 (Miguel Torga)

O cuco voltou.
E com um poeta de que gosta muito e um poema de que muito gosta (gostava!?).
Com Miguel Torga e, de Os Caminhos do Homem, de Dies Irae.
Porquê a dúvida gosta/gostava (atenção: só em relação ao poema "cucado")?
Porque, ao "traduzi-lo", ao "cucá-lo", o cuco tem a ideia de que virou o poema do avesso.


À maneira de
Miguel Torga
Os Dias da Ira
ou
As angústias paradas


Não apetece cantar e ninguém canta;
só apetece chorar e tanta gente chora.
O desemprego aponta
o dedo do medo sobre a nossa hora.

Apetece gritar e alguém grita;
apetece emigrar, e tanta gente foge.
Há uma política que imita
o futuro ao que é o dia de hoje.

Apetece morrer e alguém morre.
apetece matar e há gente que mata.
O fantasma da dívida percorre
os motins onde a raiva se arrebata.

Oh! maldição do tempo em que vivemos,
sepultura de grades que enferrujam.
Como nos enganam com a vida que não temos!,
e a ira calada dos que não lutam!

6 comentários:

  1. Um poema onde os nossos grandes problemas não são esquecidos e as verdades são ditas.
    Gostei muito de ler, como a realidade é dura!

    Bjs,

    GR

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/9/10 00:45

    Então não será sempre tempo de recomeçar? Acho que sim.
    Um abraço.
    João Filipe.
    ..............//..............

    "Recomeça"...

    Recomeça...
    Se puderes,
    Sem angústia e sem pressa.

    E os passos que deres
    Nesse caminho duro
    Do futuro
    Dá-os em liberdade.

    Enquanto não alcances
    Não descanses.

    De nenhum fruto queiras só metade.
    E, nunca saciado
    Vai colhendo
    Ilusões sucessivas no pomar
    Sempre a sonhar
    E vendo
    Acordado,
    O logro da aventura.

    És homem, não te esqueças!
    Só é tua a loucura
    Onde com lucidez, te reconheças.

    Miguel Torga

    ResponderEliminar
  3. A poesia é uma arma.

    ResponderEliminar
  4. Que importa que o tenhas virado do avesso? Afinal podes 'cucar' os poemas como entenderes... por enquanto...
    E ficou muito bem cucado!

    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. GR - Reparaste que o "virei ao contrário"? Tentei torná-lo num poema de luta. Cuquices atrevidas.
    João Filipe - Fiquei mesmo com pena de não nos termos encontrado na Festa, querido amigo. Obrigado pelo "teu" Torga.
    Antuã - É sim, senhor, camarada. Há que a procurar usar bem, isto é, revolucionariamente.
    Maria - Obrigado. Cá vou "cucando"... com tua autorização (eh!eh!)

    Abreijos

    ResponderEliminar
  6. Tão bem cucado!!!
    Reflecte mesmo os dias de hoje.
    Gostei especialmente do excerto

    "Há uma política que imita
    o futuro ao que é o dia de hoje."

    Um beijo.

    ResponderEliminar