A propósito do Dia da Mulher e de livros, aqui fica este apontamento:
.
Hoje, repetindo gestos de todos os 8 de Março - e este foi de 2005 - fui à estante e, entre algumas edições da editora que Prelo se chamou, retirei um livro da colecção “documentos”, O problema feminino e a questão social,
e reproduzo, como então fiz, um texto de Lenine seleccionado para essa colectânea publicada em 1973, há 38! anos, um ano antes do 25 de Abril!
“(…) A nós, não nos basta a democracia, nem sequer a democracia para os oprimidos pelo capitalismo, incluindo o sexo oprimido.
A tarefa principal do movimento operário feminino consiste na luta pela igualdade económica e social da mulher, e não só pela igualdade formal. A tarefa principal consiste em incorporar a mulher no trabalho social produtivo, arrancá-la à escravidão do lar, libertá-la da submissão – embrutecedora e humilhante - ao eterno e excepcional ambiente da cozinha e dos quartos das crianças. Esta é uma luta prolongada, que requer uma radical transformação da técnica social e dos costumes. Mas esta luta terminará com a plena vitória do comunismo.”
e reproduzo, como então fiz, um texto de Lenine seleccionado para essa colectânea publicada em 1973, há 38! anos, um ano antes do 25 de Abril!“(…) A nós, não nos basta a democracia, nem sequer a democracia para os oprimidos pelo capitalismo, incluindo o sexo oprimido.
A tarefa principal do movimento operário feminino consiste na luta pela igualdade económica e social da mulher, e não só pela igualdade formal. A tarefa principal consiste em incorporar a mulher no trabalho social produtivo, arrancá-la à escravidão do lar, libertá-la da submissão – embrutecedora e humilhante - ao eterno e excepcional ambiente da cozinha e dos quartos das crianças. Esta é uma luta prolongada, que requer uma radical transformação da técnica social e dos costumes. Mas esta luta terminará com a plena vitória do comunismo.”
(sobre o dia internacional da operária, 1920)
Nada se perdeu. Apenas se tem de adiar, por vezes, umas migalhas de anos ou de décadas na imensidade do tempo da História.
Alguns passos se deram, mas tanto caminho ainda para caminhar...
ResponderEliminarAs mulheres têm sabido impor a sua força na conquista da igualdade de género. Mas só com o socialismo essa igualdade se imporá.Por isso eu às vezes digo, homem e mulher a mesma luta. Mas, de facto a mulher tem sido mesmo amordaçada.
ResponderEliminarUm beijo.