Páginas

terça-feira, março 08, 2011

8 de Março - um (talvez) poema e um (quase) desenho

Tu és o ovo e a mãe. Tu és a amante e o povo.
Tu és o fogo e a luta. Tu és a paz e o novo.
Tu és o futuro do homem, dizia Aragon...
e Brel replicava, reticente, que nem sempre;
treplico, insistente, que sempre o és

quando companheiros somos.

(de autor anónimo... do século xxi)


um (quase) desenho de Álvaro Cunhal,
esboçado há precisamente 50 anos,
num papel "recuperado"
(talvez pouco conspirativamente...)
por Joaquim Pires Jorge

9 comentários:

  1. Sou-o, nas tuas belas palavras!
    Obrigada:))

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela minha parte... SIm, porque eu reivindico uma parte, nem que seja pequenina :) Lindos o poema e o desenho.

    ResponderEliminar
  3. Belo texto! E o "ilustrador" também se ajeita... :-)))

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. E eu concordo. Contigo e com os anteriores comentadores.

    Um beijo
    :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/3/11 17:52

    Acho que conheço o estilo da escrita deste anónimo do século xxi. Será... será... claro que é ele.

    Obrigada, pela parte que me toca, e já agora pela da minha filha e da minha neta.

    Campaniça

    ResponderEliminar
  6. A mim apetece-me dizer apenas:
    "Mulheres! Cheguei!"
    Isto não é dito no sentido parolo da expressão mas, sem sentido nenhum além do sentimento de sentir que, não por acaso, a minha mãe foi mulher! E assim sendo, que outro partido, outro reconhecimento querem que eu tenha - a minha mãe foi mulher!
    Além de que, importa reforçar, também a pessoa com quem compartilho algumas coisas, também é mulher!
    Parabéns pelo forma diversa e intensa com que este blogue assinala o Dia da mulher.
    Um abraço entre mulheres

    ResponderEliminar
  7. Nada mais a dizer. Faço minhas as as palavras de todos os comentadores e dou os parabéns ao poeta.

    Um beijo.

    ResponderEliminar