Páginas

sábado, setembro 24, 2011

Deixar cair o €uro?

Na reunião, um de nós terá dito "... não me parece que a Alemanha vá deixar cair o euro...".
A frase fez a viagem de regresso comigo.

Não é essa a questão! E é importante, parece-me, dizê-lo
Quem beneficiou da criação do euro, tal como foi  criado, na situação concreta - e na relação de forças - em que foi criado, não vai ou continuar com o instrumento tal qual ou "deixá-lo cair". São três as alternativas - na situação concreta e relação de forças actuais - a partir do seu cálculo "custos/benefícios":
  • ou fará o que puder para manter o euro, forçando a adaptação da configuração política da integração;
  • ou providenciará para que se altere o instrumento ao seu serviço, quanto a participantes e condições de participação;
  • ou regressará - mesmo que transitoriamente -, a moedas nacionais, nomeadamente ao marco.


No entanto, como é evidente, não é só a Alemanha que "está em (ou no) jogo"!

4 comentários:

  1. Claríssima, a tua explanação. Vamos ver...

    ResponderEliminar
  2. Sabe-se como e porque começou mantém-se na incógnita como e quando terminará.

    ResponderEliminar
  3. A alemanha tudo fará para continuar a trampolinar os outros.
    Mas,tal como está o sistema,em coma assistida,a desintegração parece inevitável.

    Um abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  4. E,se for o caso, como é que se levanta o escudo?

    ResponderEliminar