Estudar sim, mas não me estou a ver com a "Riqueza das Nações" na mesa de cabeceira do lado direito e com "O Capital" na mesa de cabeceira do lado esquerdo.
Estudar Marx não é, necessariamente, prepararmo-nos para um teste académico sobre O Capital... É formação ideológica que ajude a apreender e a interiorizar o seu contributo essencial. O que sempre nos obrigará a estudar mais. Aprender, aprender, aprender sempre. Com a realidade!
E depois, a satisfação que dá, o gosto (intelectual) que também faz parte da vida, de verificarmos que as reflexões de Marx sobre o sistema capitalista são de tal forma pertinentes que logo na adolescência do sistema ele «VIU» e captou a essência da dinâmica histórica do sistema. Cabe-nos a nós (e as gerações que estão a emergir e a continuar) estudar («estudar, estudar sempre»...) para melhor superar o dito cujo sistema.
Estudar sim, mas não me estou a ver com a "Riqueza das Nações" na mesa de cabeceira do lado direito e com "O Capital" na mesa de cabeceira do lado esquerdo.
ResponderEliminarEstudar Marx não é, necessariamente, prepararmo-nos para um teste académico sobre O Capital... É formação ideológica que ajude a apreender e a interiorizar o seu contributo essencial. O que sempre nos obrigará a estudar mais. Aprender, aprender, aprender sempre. Com a realidade!
ResponderEliminarO que eu procuro fazer é ir tentando apreender as bases do Marxismo e, para isso, este blog tem-me ajudado muito.
ResponderEliminarUm beijo.
E depois, a satisfação que dá, o gosto (intelectual) que também faz parte da vida, de verificarmos que as reflexões de Marx sobre o sistema capitalista são de tal forma pertinentes que logo na adolescência do sistema ele «VIU» e captou a essência da dinâmica histórica do sistema. Cabe-nos a nós (e as gerações que estão a emergir e a continuar) estudar («estudar, estudar sempre»...) para melhor superar o dito cujo sistema.
ResponderEliminarMarx sempre actual.Ao longo do tempo houve muitas mudanças,mas o fundamento
ResponderEliminaré o mesmo.A verdade na análise de Marx é incontestável.
Abraço