Páginas

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Sobre a violência


1. Da corrente impetuosa, brutal,
se diz que é violenta!
Mas às margens dos rios e riachos que os oprimem
ninguém chama violentas...

2. À tempestade que faz dobrar as flores e as árvores,
os caules e os troncos,
é dito ser violenta.


3. E da tempestade que faz dobrar os dorsos dos operários na rua,
dos trabalhadores em luta?
Que dizer dessa opressão?


(de Bertold Brecht.
versão libérrima... sem a violência das tempestades e da opressão)

5 comentários:

  1. Isso... é "a ordem natural das coisas".
    Não me digas que não sabias!...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. ca estamos. contra essa opressão!

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Podias continuar... gosto da versão livre, libérrima, deste Brecht.
    Mas cá estamos para fazer parede contra a opressão!

    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Porque há postes que são...os imprescindíveis.

    ResponderEliminar
  5. Versão livre de que Brecht teria gostado muito.

    Beijos.

    ResponderEliminar