Este dia parece ter sido (per)feito para a miudagem. Não foi só o dia do bolinho. Acabadas as visitas - e algumas dariam motivos para aqui contar coisas muito interessantes... se tivesse engenho e arte -, quase esgotadas as provisões de bolinhos, rebuçados e bolachas, decidi ir dar uma volta e ir à procura de um "tio" para lhe pedir o meu bolinho. O que seria fácil, até porque havia um convite implícito, insinuado e claro (isto da dialéctica...), por parte de uma família amiga.
No caminho para lá, o carro deu-me os programas habituais, os daquela hora. Um, que ouço de fugida - a uns tantos quilómetros por hora -, em que uns miúdos, com a ajuda de adultos bons profissionais, fazem o seu "Portugal dos Pequeninos".
Hoje, o tema seria o da crise, e já em andamento, o programa e eu, um miúdo, o Manuel, respondia à pergunta sobre o que era para ele a crise. Respondia o Manuel que não sabia lá muito bem mas que julgava que era coisa assim como o IVA. A entrevistadora, quis saber o que ele achava que era o IVA, e o Manuel, sempre sério e cauteloso, respondeu que não, sabia muito bem mas que lhe parecia que o IVA eram umas lojas onde as coisas se vendiam mais caras e que isso é que era a crise. Então, na sequênia da conversa, a jornalista perguntou ao Manuel se ele achava que alguém tinha culpa do IVA, da crise, dessas coisas... e o Manuel, sempre colocando as seríissimas reservas de não ter certezas, não hesitou: acho que é o Cavaco Silva.
Entretanto, tinha chegado à casa onde os "tios", o bolinho e um copo de palhete foram os adereços de um tempo de amizade e convívio.
Interessante a útima resposta do miúdo. No Cavaco,o maior, ele englobou os outros todos.
ResponderEliminarUm beijo.
E o seu post, Sérgio, levou-me a lembrar o esquecido "pão por deus"... usado por aqui, Estoris. mas não na minha região de origem.. Figueira...
ResponderEliminarO resto, foi bem "bolado".
Abraço
Ana
Fomos então os doia "abalroados" por miudos geniais... só que eu foi na televisão. :-)))
ResponderEliminarAbraço.
O Manel sabe... mas faltam os outros nomes.
ResponderEliminar:)
Numa meio desta história não me sinto um tio, sinto-me uma criança:
ResponderEliminar- Ó ti Sérgio dá o bolhinho?! Se não tiver, ao menos um copo de palhete!...
Com bolinhos isto vai lá!
ResponderEliminar