quinta-feira, agosto 24, 2006

Confrangedor primarismo!

Estou a ler, com gozo e proveito, um livro que me ofereceram, Anos Inquietos-vozes do movimento estudantil em Coimbra (1961-1974), de Manuela Cruzeiro-Rui Bebiano.
Através de 7 entrevistas, recuo até tempos que vivi intensamente, de longe ou aproximando-me com algum escondido protagonismo, e tem sido uma leitura muito interessante, não raras vezes merecendo-me sorrisos, noutras dúvidas e desacordos, sempre uma muito útil panorâmica de um tempo que foi - e é - nosso.
Até que, de repente, tropeço num pequeno trecho que me irrita e indigna. Um dos entrevistados, o dr. Pio de Abreu, no meio de uma resposta, deixou escapar a seguinte frase (ou à força a incluiu...):
"... mas, a seguir é o 25 de Novembro, o Melo Antunes e o Costa Gomes entregam Angola ao MPLA e em troca não há guerra civil em Portugal, embora o PC quisesse o contrário."
Assim se "faz história"! Com a arrogância redutora de quem tem as certezas todas e nunca se deixa enganar. Revelando um primarismo ideológico (ou anti-ideológico) que é confrangedor.

8 comentários:

Anónimo disse...

Então e uma palavrinha sobre o seu camarada de Setubal, eleito pelo povo e substituido pelo partido.... nada? Grande golpada em Setúbal, digna de um partido... democrático, pois claro.

Skywatcher disse...

já agora, para completar o " ramalhete " e fazendo o gosto à " ferroada " do post do Mirone, talvez pudesse comentar o que também se passou com os Isaltinos Morais e Avelinos Ferreira Torres, esses sim, ligados a partidos democráticos, pois claro !

Sérgio Ribeiro disse...

Ao atento mirone apenas quero lembrar que este blog não é, nem oficial, nem oficiosa, nem particularmente, um blog do PCP!
É um blog animado por um militante do PCP que não recebe encomendas de ninguém e, muito menos, de mirones.
Se este anónimo do sécxxi entender que algo tem para dizer sobre o que se passou na Câmara de Setubal ou em em qualquer outro lugar ou circunstância, di-lo-á.
O que também acho curiosa é a atenção e as reacções de alguns mirones bem reveladoras de como o PCP os obceca.

Anónimo disse...

Já cá faltava a provocação.
Bem vindo à regularidade no blog.
Sobre o 25 de Novembro, se calhar nem quem lá esteve dentro percebeu muito bem o que aconteceu. Mas a História o contará, espero, porque cada um terá a sua versão. Seguramente que o dr. Pio andava distraído...
Votos de rápidas melhoras. Gostaria de te ver na Atalaia...

Sérgio Ribeiro disse...

E na Festa me verás!
Com menos "speed" que o habitual mas lá estarei...
'Inté.

Anónimo disse...

A História da Revolução é ainda recente, porém há muita bibliografia sobre o assunto.
Porque será que dão como exemplos, “o outro lado” da história?
O PCP tem as costas largas, antes e depois de Abril!

Sérgio,
Que bom ler os teus textos!

GR

Anónimo disse...

Sérgio:

Só hoje descobri por acaso que tinhas um blog (e bem interessante). E, como não tenho ido à SPG, também só hoje, e através dos teus post, é que percebi que estás internado e que terás sido operado aos intestinos. Como não encontrei no blog o teu e-mail, é através deste comentário que eu e a Noélia te desejamos as melhores melhoras, já que a tua referência à ida à Festa me soou muito animadora.
Já que estás a ler um livro do Rui Bebiano, talvez para te irritares um pouco, vai ao blog dele aterceiranoite.blogspot.com e lê o post dele de 21 de Agosto a que estive para responder em artigo no «Público» ,mas depois reconsiderei não vão dizer que só uso a coluna para polémicas explícitas com terceiros.
Eu amanhã já pergunto para a SPG em que hospital é que estás.Para o caso de precisares, aponta que o meu mail é dias.victor@clix.pt.
Um grande abraço de amizade e camaradagem do
Vítor Dias e da Noélia Oliveira

Anónimo disse...

Uma recensão em:
http://tapornumporco.blogspot.com/2006/11/coimbra-1969-parte-i-por-manuel.html

e

http://tapornumporco.blogspot.com/2006/11/coimbra-1969-parte-ii-por-manuel.html