domingo, março 04, 2007

o euro-turco

Desde dia 1 de janeiro 2007, a Turquia tem uma nova moeda, a "nova lira -turca" (Yeni Turk Lirasi), que substitui a antira lira antiga bastante desvalorizada, tendo-lhe tirado nada menos que 6 zeros. Quando se olha para a nova lira, nota-se logo que se parece estranhamente com a moda de 2 euros. Ao comparar estas 2 moedas, verifica-se que têm exactamente a mesma aparência (uma parte de cobre central rodeado por umaparte de niquel), tendo sensivelmente o mesmo tamanho. A face da moeda, tem como muitos euros, 1 cabeça desenhada (neste caso trata se de Ataturk...).

A unica diferença é que no lugar do 2 dos 2 euros tem um 1 que é semelhante ao 1 das moedas de 1 euro. Esta lira turca é uma imitaçao juridicamente inatacável da moeda de 2 euros.

Ela vale apenas 40 cêntimos (e na Europa não tem qualquer valor, ou seja não vale mesmo nada). Apenas pode servir para, enganosamente, servir para trocos, podendo assim fazer lucros substanciais. Por enquanto, estejamos atentos, verifiquemos bem que as nossas moedas de 2 euros não se tratam de liras turcas, porque já começaram por aí a circular.
mais um dos "benefícios" da moeda única... europeia, e isto antes do alargamento da "Europa" à Turquia!

Sem comentários: