sexta-feira, janeiro 13, 2017

Porque será?

JMTavares, que s'assina jornalista, está a passar um mau bocado. Que vai até ao ponto de afirmar, num texto a que dá título uma dúvida crucial, temer que os seus filhos estejam condenados a ter de viver com brinquedos, perdão, heróis dos outros (que se presume filhos que tiveram a sorte de  ter outros pais que não ele). 
Qual a angustiada pergunta do dito (por si) jornalista: 
"Por que foi tão pouca gente ao funeral de Soares?"
E começa por dizer que é muito triste, e etc, e etc.


O texto é confrangedor. Cheguei a sentir o que menos desejo: 
ter pena do homem. Sobretudo quando se vê forçado, na via (ou na veia?) jornalística, a ter de argumentar e justificar o abismo na adesão popular relativamente a outro funeral, ao de Álvaro Cunhal, numa segunda feira e também em não-feriado.

Talvez não devesse gastar esta cera, até porque decidira não vir engrossar o espaço ocupado pela morte de Mário Soares, que se lamenta como todas. Mas não se resiste a um balanço de exéquias como este de JMTavares, particularmente quando acabo de ler a mensagem de um amigo da Galiza que me enviou cópia de artigo em que respondia a outra pergunta "Quen era Mário Soares", de que reproduzo um parágrafo, após e antes de outros em que procura ajudar vizinhos seus a conhecer o multifacetado e complexo personagem: 

3 comentários:

Maria disse...

Li o texto e também tive pena do homem.
E de quem justificou a ausência do povo porque era dia de trabalho.
Enfim...

Abraço.

cristal disse...

As carpideiras ainda se não calaram e nem sabem o que andam a carpir. Inventam!

Olinda disse...

A participação popular em massa no funeral de Álvaro Cunhal,de comunistas e não comunistas,revela bem o reconhecimento do povo ao revolucionário exemplar e da sua intervenção na História,ainda que,o sistema perverso dos media tudo fizessem para minimizar,e até,denegrir a grandiosidade do personagem.Com Mário Soares,os media tudo fizeram para fabricar o heroi,deturpando e falsificando a História,repetindo até à exaustão frases feitas tornadas slogans.Ficou provado,que o povo reconhece que os políticos não são todos iguais.Bjo