quinta-feira, abril 13, 2017

De que cor ficará a França? (e nós...)

Ontem, a 12 deste mês de Abril, deixei aqui um "post" [Transcrições (e breves comentários) sobre eleições em França], resultado do meu interesse e informação sobre as eleições francesas do próximo dia 23. 
Esperava, hoje, encontrar no avante! reforço informativo (e daquele que procuro...) sobre essas quanto a mim tão importantes eleições. Admito que a minha formação francófona, ou seja, de outros tempos..., distorça as prioridades e hierarquias, mas estou convicto que essas eleições poderão ter grande influência nas actuais e perturbadoras mudanças na ordem política internacional.
É certo que a França parece pouco marcar a actualidade, de tal modo esta é absorvente e está pontuada por acontecimentos de enorme relevância (e perigosidade), mas, apesar das pré-cauções e atenção auto-crítica, não me sinto capaz de ignorar, ou desvalorizar, o que tanto - a nós, portugueses e, por isso, europeus - nos diz respeito.
Um PSF que, após acontecimentos insólitos que, há quatro anos, lhe  "roubaram" o candidato mais que putativo (Dominique Strauss-Kahn) e, apesar disso, ganhou essas eleições, como que se esvaziou. Para não dizer que desapareceu do actual largo leque de candidatos elegíveis, não obstante ter 3 seus ex-membros (e ministros...) entre os 5 estimados (mas não estimáveis...) para a 2ª volta.
Este facto, não dos alternativos embora produto de sondagens, veio juntar-se a um outro facto já esperado mas nem por isso menos lamentável, do apagamento, não só eleitoral, de um PCF com tradições de luta de resistência e revolucionária de notável expressão. É certo, e esperançoso (aquilo que se diz ser a última coisa a morrer...), que um candidato (Mélenchon) tem o apoio desse partido histórico e heróico, e que se pode ver, na sua inesperada ascensão, um reflexo de despertar de consciência das massas,

... mas isso não minora o peso/pesar pelo "desaparecimento" do PCF (e pela falta que ele faz!). 
Ajuda-me esta prenda excepcional que amigos me ofereceram pelos 80 anos...



1 comentário:

Justine disse...

A informação é clara! Lá teremos que esperar mais de uma semana...