segunda-feira, julho 23, 2018

Quadros de uma exposição...-1


INDIGNAÇÃO… DE PASSAGEM*

É um texto, curto e Expresso, que indigna! Um fulaninho de nome Pedro Candeias, provavelmente com carteira profissional de jornalista e com o qualificativo de editor, desonrando uma e sujando outro, veio dar-nos notícia de “O fim do comunismo…” (mais um!), e comentar, a pretexto do que está a viver o povo cubano.
A jeito de redacção escolar, PC arrola e empola quase todos as usadas caricaturas para caracterizar a História de Cuba desde 1959, esquecendo-se obviamente da ameaça permanente e do feroz bloqueio dos Estados Unidos (periodicamente condenado em votações de moção na AG das Nações Unidas, com únicos votos contra do agressor e de Israel), da ocupação pelos mesmos USA de parcela do território com prisão inqualificável e vergonhosa, ignorando soberbamente a evolução da situação daquele povo – que nem é preciso relativizar com os povos vizinhos – nas áreas da saúde, da educação, da arte, da cultura enfim.
Sua insolência vai ao extremo – para fechar a diatribe, verdadeiro atentado à informação – de dar sentença (em bold) sobre opinião de dirigente cubana (de que sublinha a conotação familiar de quem é filha e sobrinha, e menospreza o cargo e entidade) relativamente a uma realização cinematográfica baseada em obra de autor “mentiroso e pedófilo” ("atributos" que deveria, decerto…, ignorar para não ser condenada como “ligeiramente ambígua”).
Resta o P.S. (Post Scriptum) por onde se fica a saber (vá lá…) que o povo cubano vai ser “consultado” para a (traduziria: participar na) constituição em elaboração entre 13 de Agosto e 15 de Novembro.    




·       - porque só assim me toma o sentimento de indignação e repulsa, no meio de outros e do sentido que quero dar à minha vida: contribuir, à minha dimensão (que outros-que-eu-sou avaliarão) para a transformação do Mundo.  

1 comentário:

Olinda disse...

Deixa,camarada!Quantas provocações caluniosas já nós ouvimos e lemos acerca da Revolução Cubana?Vozes de burro não fazem História!Bjo.