domingo, julho 25, 2021

CUBA, SI! Vida e Pátria... dos cubanos

 do quase-diário:

 24.07.2021

É certo que não posso ler tudo… mas tenho pena.

&-----&-----&

 Andava a ser desafiado por insistente campanha promocional de uma biografia de Cardoso Pires, campanha ditirâmbica do clã Impresa-Expresso (cujos excessos o António Guerreiro tão justamente anotou no seu livro de recitações do Ipsilon do Público.

&-----&-----&

 Que mais efeito (ou outros) não tivesse tido, tal campanha promocional (e parece que o livro não é mau…) levou-me a ler a crónica do autor na Revista do Expresso, pela qual, semana após semana, vinha passando como cão por vinha vindimada (não se pode ler tudo…).

 &-----&-----&

 Até porque o tema e título (Cuba, pátria e vida) me atraiu, embora a corruptela da heróica sigla pária ou morte me seja repulsiva e denunciadora... mas o certo é que não resisti.

 &-----&-----&

 O tão propalado autor excedeu-se no cumprimento da tarefa de participar numa outra campanha, a do actual ataque a Cuba de Biden na peugada da de Trump (243 medidas a agravarem o bloqueio de 62 anos).

&-----&-----&

 Nesse triste texto detive-me nesta “pérola”:

… contra a desastrosa gestão que o governo tem feito da pandemia nos últimos tempos, autorizando voos provenientes da Rússia que, além de turistas russos e os seus rublos, levaram para a ilha privada da família Castro e dos seus delfins a temida variante Delta, responsável pelo aumento de casos de covid 19. ORO

 &-----&-----&

 (note-se que o governo a que BVA se refere é o cubano…)

&-----&-----&

 Superando o asco provocado pela inqualificável agressão que representa designar um Estado soberano como ilha privada da família Castro (será que não se põe freio no destrambelho?!), fui ver dados.

&-----&-----&

 De ontem:


 Com uma população ligeiramente acima de Portugal (pouco mais de 11 milhões), o confronto com os nossos números é impressionante:

Portugal

Total de casos

 

     950 000

Recuperados

 

    880 000

Óbitos

 

17 284

&-----&-----&

 Se este é o confronto com números de países com próxima população, o confronto com outros países da área (o Brasil, por exemplo) seria ainda mais impressionante… isto para não falar pelas brigadas solidários que Cuba distribuiu pelo mundo (por exemplo, Itália)

                                                           &-----&-----&

Dúvidas sobre fidelidade dos dados?

&-----&-----&

 Wikipédia:

“(…) De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, Cuba tem um elevado desenvolvimento humano e está classificada em oitavo lugar na América do Norte, e em 72º lugar mundialmente em 2019.[20] Também ocupa um lugar de destaque em algumas métricas de desempenho nacional, incluindo cuidados de saúde e educação.[21][22] É o único país do mundo a satisfazer as condições de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela WWF.[23] De acordo com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, as políticas governamentais cubanas erradicaram em grande escala a fome e a pobreza.(…)”


WWF ?! Não, não é nenhum gabinete na Soeiro Pereira Gomes...
World Wide Fund for Nature

 &-----&-----&

 Bom… não posso ler tudo.

&-----&-----&

 E tenho muito mais que fazer!

(...)


3 comentários:

Olinda disse...

Vou sabendo da miserável agressão dos média nacionais a Cuba e ao seu povo, nas denúncias como esta e outras mais.Um povo que enche as ruas,aos milhares,em defesa da Revolução,não é tido em conta .Um bloqueio de mais de 60 anos,caso único na história da humanidade,cujo objectivo é vergar pela fome e desgaste psicológico um povo,é omitido por escribas canalhas.É assim a "democracia" dos opressores.Mas,os inimigos da Revolução,podem desistir.Cuba enfrentará mais esta agressão e sairá mais coesa e firme.Bjo

João Baranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Baranda disse...

Sérgio, sem qualquer intuito provocatório ... porque grandes atletas como o Pichardo deixam Cuba? O número de grandes atletas cubanos é enorme ... se tivermos em atenção a dimensão do país ... sinal do grande esforço educativo de Cuba, a vários níveis... mas porque raio alguns ( o meu colega anestesista que trabalha comigo, o Pichardo ... ) sentem necessidadw de sair? Egoísmo? Traidores?
Abraço
João Baranda