domingo, julho 09, 2006

Esta notícia seria hilariante se não fosse muito séria. Como ameaça!

«07 de julho, 2006 - 20h34 GMT (17h34 Brasília)

França fará “campanha” a favor do capitalismo

O governo da França quer diminuir a hostilidade que os seus cidadãos têm em relação ao capitalismo. Para isso, está sendo criado um novo instituto que promoverá a educação da população sobre assuntos financeiros e de negócios.

O Conselho para a Difusão da Cultura Econômica será lançado ainda este ano e estará subordinado ao Ministério da Fazenda francês.
O objetivo do novo organismo é utilizar os meios de comunicação populares – como televisão, imprensa escrita e até jogos de computador – para educar os franceses sobre finanças.
Uma pesquisa feita recentemente revelou que grande parte da população não entende nem mesmo os jargões mais simples do mundo dos negócios.
Na ocasião, o ministro da fazenda, Thierry Breton, lamentou, em um discurso, a "falta significativa de cultura econômica da França".

Atitude positiva

Os ministros franceses querem que a população tenha uma atitude mais positiva em relação à economia.
O governo está com dificuldades para promover uma reforma econômica no país. Alguns ministros, como o candidato à presidência Nicolas Sarkozy, defendem um rompimento radical com o modelo econômico corporativista francês.
Há o temor de que a participação do Estado é grande demais nos negócios, o que prejudicaria o dinamismo do setor empreendedor.
Recentemente, a atitude dos franceses em relação ao setor privado piorou ainda mais, depois que o governo se viu obrigado a abandonar um plano de criação de empregos, devido a protestos em massa.
A medida, que visava reduzir o desemprego entre os trabalhadores mais jovens, facilitando a contratação e demissão de pessoas, foi criticada por favorecer interesses de empresários e donos de negócios. »

Ainda mais "campanha"?!
Depois do não à "Constituição europeia", os cidadãos franceses atreveram-se a estar contra uma medida que "visava reduzir o desemprego entre os trabalhadores mais jovens" através da facilitação da "demissão de pessoas" e outros efeitos sociais colaterais... sem a garantia (ou pelo contrário) de que novos empregos se criassem. Têm de ser "educados"!
E o título?! O governo francês, este ou qualquer outro, é a França?
E tudo o resto. Cada linha, cada palavra, são um insulto à inteligência. Mas é preciso lavar melhor os cérebros!
Há que bem promover a confusão entre economia e "assuntos financeiros e de negócios".
Já há um quarto de século Jean Ferrat cantava, denunciando, o "2º boletim meteorológico" que a comunicação social de massas nos impingia com as cotações das Bolsas e conjugava o verbo "boursicoter" corruptela do verbo "tricoter" que em português poderia ter paralelo com "bolsicotar".
Mas têm de ir mais longe porque há resistências...
Queimem-se livros e outra informação e, se não chegar, proiba-se determinada gente de falar e, se não chegar ainda, façam-se autos de fé. E. E.
Não resisto a catalogar isto de tenebroso!

2 comentários:

Anónimo disse...

Deparamo-nos com uma Europa capitalista desumanizada.
Apesar de tudo, vemos os franceses a resistirem, confrontando as políticas neoliberais.
Os jovens protestam, os cidadãos insurgem-se! Manifestam-se, fazem greves em massa.
São os únicos que resistem!
Portugal está, numa apatia confrangedora!
Estamos a atravessar uma fase politica, económica e social, que todos se deviam e com direito, insurgir-se. Mas não! Há um adormecimento, uma apatia! Individualmente o cidadão protesta em surdina, com medo, muito MEDO!
Medo de ficarem desempregados, os empréstimos bancários não podem ficar por pagar!
Medo que o Presidente da Câmara lá da terrinha saiba que pertencem ao partido oposto!
Medo do patrão e do simples encarregado!
O Medo e a Cunha, estão instituídos na mente dos portugueses.
Esquecem que “toca” a todos. Depois não têm ninguém para os ajudar (como no poema de Bertold Brecht – que levavam o trabalhador, o padre, o anarca, o comunista, solidariedade para quê? não era nada com ele, quando chegou à vez dele não tinha ninguém).
Temos um Partido (o único) que vai alertando, apelando, esclarecendo a miserável situação. O PCP. Verifico que a maior parte dos trabalhadores, reformados e jovens, fazem ouvidos surdos. Talvez um dia seja tarde, muitos cérebros, já foram lavados!

Sérgio,
Tu continuas com a tua Luta, a esclarecer, alertar!
A Luta Continua!

GR

Anónimo disse...

E vós acreditais sinceramente que o modelo que defendem funcionará melhor e mais justamente que qualquer outro? Pois bem, fazei a vossa lavagem cerebral a todos os concidadãos, ou antes, camaradas, e ide para afrente com esse grande sonho. Porque se forem simplesmente poetas, com essas cantilenas de gente que se quer mostrar madura ponderada e, aparentemente, mais sábios, respeitadores e justos... vão convencer pouca gente.
E talvez devesseis passar a ser construtivos e apresentar coisas e idéias crediveis sem ser sonhos em forma de poemas revoltados com os senhores de todo mal.

Pois porque nada é nem há-de ser perfeito, sempre haverá gente como vós iludidas numa utopia que não se pode desmontar com argumentos (pois as utopias são conjugações do futuro condicional do verbo ser) e assim servir ela própria para envenenar o percurso natural do Homem.

Continuai a lutar por esse sonho mas fazei-o de forma menos lamechas e com menos arrogância intelectul.