sábado, outubro 28, 2006

Informação e desabafo em (ex-)citação

27.10.06
O Tribunal Fiscal de Lisboa intimou o Ministério da Saúde a revelar as habilitações profissionais dos indivíduos a quem este ministério entregou cédulas profissionais.Não havendo nada a esconder acatar a intimação aclarava rapidamente o assunto. Sendo o contrário verdade recorre o ministério da decisão.
O grande capital que se tem arvorado de sectores da saúde, é responsável pelo aumento nas despesas de saúde como há muito se sabe com flagrantes irregularidades e corrupção nas subvenções, ainda esta semana a Entidade Reguladora da Saúde o denunciou, após uma letargia profunda.
É pois fácil achar responsáveis pela notícia que ontem se divulgou sobre a emissão de milhares de cédulas profissionais atribuídas a pessoas sem habilitações.
São os tentáculos no M. Saúde do sector privado dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica (servidos pelas políticas de direita para o sector) os interessados na mão-de-obra não qualificada, longe das convenções colectivas de trabalho, das carreiras, dos vencimentos dignos e sobretudo da segurança do exercício profissional.
Ainda este ano vi anunciado um curso de Técnico de Farmácia promovido pela ANF (Associação Nacional de Farmácias) que alem de ilegal em toda a linha, não homologado e não respeitando a duração de formação prevista (actualmente de 4 anos) nem sendo ministrado por nenhum organismo acreditado, ainda se dava ao luxo de cobrar 150euros/mês aos formandos que obviamente não poderiam exercer com papeletas de formação de 1 ano passadas por um cabotino qualquer.
Outro dia fui com o meu avô a um laboratório privado fazer uma colheita para estudo da coagulação, a senhora de pronto perguntou: -Está em jejum?
Ele disse que não, e ela já preparava o discurso que o despachava para outro dia quando a alertei para o equívoco da necessidade dessa preparação para fazer o exame. Ela lá se apercebeu e alegando cansaço lá procedeu à colheita.
E andamos nós a dar lucro a estes parasitas do Serviço Nacional de Saúde quando as suas apostas de qualidade são estas? Andamos a financiar serviços sem qualidade, caros quando subaproveitamos os recursos materiais e humanos do SNS, com pessoas qualificadas no desemprego.
A luta por um Serviço Nacional de Saúde público gratuito e de qualidade é possível e urgente. Basta de não há alternativa. Basta de escumalha a infectar as políticas de saúde.

mj em Flórula infame

2 comentários:

Anónimo disse...

As coisas estão a mudar, felizmente.
O trabalho dos sindicatos e algumas associações das tecnologias da saúde tem dado os seus resultados, para bem dos doentes.
É inadmissível o que se tem passado até à data.
Sugiro que solicitem a cédula profissional, quando suspeitarem da idoneidade e competência dos profissionais de saúde que vos atendem.
Se este não possuir este documento, obrigatório, denuncie à Inspecção Geral da Saúde. Peça o Livro Amarelo e reclame também.

Jorge Oliveira
Técnico de Radiologia

Docente disse...

concordo perfeitamente com o colega jorge oliveira

e mais cada um de nós deve ser exigente com os serviços de saude prestados exigindo a presença e acção de pessoas qualificadas


ass: Futuro Técnico de Farmácia