terça-feira, novembro 28, 2006

Contra-sinais...

EUA sugerem fazer estoque em caso de caos na votação venezuelana
28 Nov 2006 11:44

CARACAS, 28 de novembro (Reuters) - Os Estados Unidos alertaram as pessoas que vivem na Venezuela a estocar comida, água e remédios, para o caso de haver desordem na votação de domingo, quando o presidente Hugo Chávez busca a reeleição.
Em um alerta à comunidade norte-americana na Venezuela, país que fornece cerca de 12 por cento das importações de petróleo dos EUA, a embaixada disse na terça-feira que não tinha informações de que a Venezuela entraria na ilegalidade.
Mas alertou em seu site (http://caracas.usembassy.gov/wwwh2848.html) que as medidas seriam uma precaução sensata em um país polarizado onde a política muitas vezes provoca protestos violentos nas ruas e greves.
Chávez diz que está competindo contra os EUA, país que ele acusa de tentar desestabilizar seu governo.
O conselho da embaixada, que destacou o sentimento antiamericano do governo, foi feito no momento em que muitos venezuelanos decidiram comprar velas, comida enlatada e água engarrafada para qualquer emergência após a votação.
As pesquisas em geral mostram que Chávez vai conquistar confortavelmente outro mandato de seis anos devido ao grande apoio da maioria pobre que se beneficiou com seus altos investimentos sociais.
Seu rival, Manuel Rosales, uniu a oposição mas conta com o apoio apenas da minoria das classes média e alta.
Chávez alertou que a oposição vai alegar fraude, mobilizar protestos de rua e tentar fomentar uma revolta militar. A oposição nega as acusações.
As embaixadas norte-americanas em todo o mundo regularmente fazem alertas a norte-americanos no exterior para adotar medidas de precaução antes de grandes eventos políticos em países voláteis.

REUTERS CM FG

1 comentário:

Anónimo disse...

Lá está o imperialismo a meter medo, confusão nas mentes politicamente mais débeis!
Contudo, é no meio de muito milhões de cidadãos que o voto de Hugo Chaves está certo!
O voto é o reconhecimento de todos aqueles que, desde que Chaves está no poder, já podem fazer uma refeição por dia!
De todos que, necessitando de recursos médicos e medicamentosos, sabem que estão disponíveis (aqui a ajuda de Cuba, tem sido preciosa).
De todos que, podem ter aulas e emprego e melhor bem-estar social!
Espero que os EUA não façam asneiras, no dia da votação. Como é seu costume!

GR