segunda-feira, novembro 01, 2010

Ah!, as crianças!

Este dia parece ter sido (per)feito para a miudagem. Não foi só o dia do bolinho. Acabadas as visitas - e algumas dariam motivos para aqui contar coisas muito interessantes... se tivesse engenho e arte -, quase esgotadas as provisões de bolinhos, rebuçados e bolachas, decidi ir dar uma volta e ir à procura de um "tio" para lhe pedir o meu bolinho. O que seria fácil, até porque havia um convite implícito, insinuado e claro (isto da dialéctica...), por parte de uma família amiga.
No caminho para lá, o carro deu-me os programas habituais, os daquela hora. Um, que ouço de fugida - a uns tantos quilómetros por hora -, em que uns miúdos, com a ajuda de adultos bons profissionais, fazem o seu "Portugal dos Pequeninos".
Hoje, o tema seria o da crise, e já em andamento, o programa e eu, um miúdo, o Manuel, respondia à pergunta sobre o que era para ele a crise. Respondia o Manuel que não sabia lá muito bem mas que julgava que era coisa assim como o IVA. A entrevistadora, quis saber o que ele achava que era o IVA, e o Manuel, sempre sério e cauteloso, respondeu que não, sabia muito bem mas que lhe parecia que o IVA eram umas lojas onde as coisas se vendiam mais caras e que isso é que era a crise. Então, na sequênia da conversa, a jornalista perguntou ao Manuel se ele achava que alguém tinha culpa do IVA, da crise, dessas coisas... e o Manuel, sempre colocando as seríissimas reservas de não ter certezas, não hesitou: acho que é o Cavaco Silva.
Entretanto, tinha chegado à casa onde os "tios", o bolinho e um copo de palhete foram os adereços de um tempo de amizade e convívio.

6 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Interessante a útima resposta do miúdo. No Cavaco,o maior, ele englobou os outros todos.

Um beijo.

anamar disse...

E o seu post, Sérgio, levou-me a lembrar o esquecido "pão por deus"... usado por aqui, Estoris. mas não na minha região de origem.. Figueira...
O resto, foi bem "bolado".
Abraço
Ana

samuel disse...

Fomos então os doia "abalroados" por miudos geniais... só que eu foi na televisão. :-)))

Abraço.

Maria disse...

O Manel sabe... mas faltam os outros nomes.

:)

Pata Negra disse...

Numa meio desta história não me sinto um tio, sinto-me uma criança:
- Ó ti Sérgio dá o bolhinho?! Se não tiver, ao menos um copo de palhete!...

Pintassilgo disse...

Com bolinhos isto vai lá!