segunda-feira, novembro 01, 2010

Dia do Bolinho

Hoje, 1 de Novembro, é o dia do bolinho. Não o vivi, como criança, no Zambujal, mas já adulto habituei-me a viver este dia como um dia muito especial. Faz parte da minha infância, vivida por mim ou por mim revivida todos os anos pelos miúdos e miúdas que aqui por casa passam a gritar-me "oh! tia, oh! tio... dá bolinho?!".


E nós, nas vésperas do dia de hoje, recebemos dos vizinhos amigos o "nosso bolinho", feito em casas onde há forno a que se aquecem as tradições que não podem morrer, e encomendámos bolinhos ao padeiro que nos fornece o pão nosso de cada dia, reforçámos essa encomenda com a reserva de "bolinhos", bolachas e rebuçados acrescentados às compras semanais na grande superfície, e esperamos com algum calmo alvoroço a vinda das ranchadas de miudagem.


E eles já começaram. Vêm em grupos alegres, barulhentos (embora alguns muito contidos), os mais velhos ensinando, os mais atrevidos... atrevendo-se a uma graça, a um dichote. Converso com eles "... de quem és tu?...", "há quantos anos andas ao bolinhos?", "óh! menina, como cresceste!", "eh! rapaz, já com a barba a romper e ao bolinho... é assim mesmo... ensina aos teus irmãos e vizinhos mais pequenos..." "... quantos anos tens?, é a primeira vez que vens ao bolinho?".


É um dia de sol, colorido, na sequência destes dias de chuva, cinzentos e escuros.


Com uma única nuvem... que perpassa na logo ultrapassada alegria da tradição... porque aqui, nesta casa, aos bolinhos e aos rebuçados não se junta uma moeda, a moeda que muito esperam e que, para alguns, é o que mais desejariam... mas que - aqui, nesta casa - não se dá. E procura dizer-se, em duas palavras, porquê...


Assim se (pre)enche um dia importante na vida deles. E na nossa...




E
fotografias do dia do bolinho de há 5 anos.
Como eles e elas cresceram!

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

É lindo "o dia do bolinho" que eu não conhecia e que é tradição portuguesa (julgo) em vez do Hallowenn que vem lá dos americanos.

Um beijo e bom dia do bolinho.

Maria disse...

Enternecedor.
Aqui no oeste era o 'pão por deus', mas já nem isso se vê...
Guarda um bolinho para mim, tio!
:))

Beijo.

Justine disse...

É bom viver na aldeia; é bom, ano a ano, continuar a tradição; é bom ler o dia de hoje, como o contas:))

Unknown disse...

Gostei do que acabei de ler.Fez-me recordar a minha infância.
Que saudades!...

GR disse...

Hoje bem cedo lembrei-me deste dia, devido a esta passagem que nos tinhas contado. Continuo a gostar deler.

Bjs cheios de bolinhos,

GR