segunda-feira, setembro 14, 2015

O Nobel e o "monstro" (de sabença e pesporrência) ou... da "americanização do mercado do trabalho"


A absorvente e gratificante tarefa de me preparar, em poucos dias, para a apresentação de 3-livros-3 de Avelãs Nunes na Universidade Popular do Porto, não tem impedido de participar em outras actividades, e de acompanhar o momentoso momento (!!!) e de me informar (???) na comunicação social. 
Ainda ontem - já bem dentro de hoje...-, tomadas umas notas para a dita apresentação, li umas coisas no caderno Economia do Expresso, e não resisto a deixar dois recortes, antes de pegar,de novo, nos escritos do Avelãs.
  
Depois de sentir a falta da página 5 do Nicolau Santos, apanhei com a entrevista de um "economista e professor da Nova School of Business and Economics", escola que, creio, tem a sua sede em Lisboa (perdão, Lisbon). O personagem, Pedro Portugal (deve ler-se à english...), é apresentado como uma excelência, "especialista em economia do trabalho" e retaguarda técnico-científica do PSD e da coligação PàF. Bom... adiante que para currículo chega.
Porque não me tivesse tirado o sono, apesar (e por causa) de alguma irritação provocada por respostas e afirmações que a luminária debitou (também me fez rir com com algumas aleivosias...), ainda li o sempre interessante artigo do Nobel estado-unidense Stiglitz e resolvi, para esta manhã, colocar lado a lado dois recortes, assim a modos de o Nobel e o "monstro" (de sabença e pesporrência):
Pág. 8, diz Pedro Portugal:
 
Pois na pág.38, escreve o Nobel (para mais, "amaricano"...), na sua Opinião e sob o sugestivo título de FED UP (fartos):


De 5,1% (não cerca de 5% mas 5,1%!...) para 10,3% faz a sua diferença! E não só nos números... 
E se este professor Pedro (little) Portugal, da Nova, fosse para os Estados Unidos ensinar e corrigir os Stiglitz que por lá há e até são Nóbeis?!

__________________
Bom dia, Avelãs!

3 comentários:

Justine disse...

Texto cheio de humor e muito bem observado, para meu proveito - e espero que de mais gente!
Abençoadas noitadas :-))))))))))))

cid simoes disse...

O olhar glacial do robô.

Olinda disse...

Ê arrepiante,a sapiencia do pedrito!E pensar que sao estes mieters que nos governam!!!Bjo