quinta-feira, setembro 03, 2015

Reflexão lenta... embora reacção imediata

Formalmente. a campanha eleitoral terá começado. Com debates a dois e com entrevistas a "líderes" de partidos e coligações.
Jerónimo de Sousa já esteve, nessa condição, no 1º debate a dois (com Catarina Martins) e foi entrevistado no canal do Correio da Manhã e na RTP1, depois de ter estado na TVI. Estará a ser... despachado?   
OuVi-o sempre (quase sempre a deshoras...), com interesse cidadão e militante. Preocupado com o seu cansaço, admirando a sua postura, paciente, firme e coerente. 
Não vou "fazer de" comentador, mas vou deixar a minha surpresa (!) e o meu protesto perante a atitude de entrevistador de serviço da RTP1, acabado de "actuar".
Aquilo não é jornalismo, é provocação pura. É a demonstração de uma confrangedora ausência de ética e de uma indigente prestação profissional. Tentar levar o "líder" de uma coligação candidata a ter eleitos seus em 230 representantes na Assembleia da República escolher qual de dois concorrentes a 1º ministro preferia (em qual votaria, em suma), e insistir até à má-criação, é inconcebível e, depois de titubear pelo meio, mostrando desconhecimento (ou ridículos apontamentos/cábulas) de um programa de candidatura, acabar com aquela "graça" da cassette... uma verdadeira cacetada!
Mas... a luta continua. Com muita confiança. Que até justifica pedir alguma contensão relativamente a previsões demasiado optimistas. 

2 comentários:

Olinda disse...

Nao vi nem ouvi,para bem dos meus nervos,nao hâ tîlia que chegue para atenuar o efeito de tanta deformacao profissional,dos media de servico e ao servico dos de cima!Ê preciso "muito estofo",e eu,nao o tenho!Bjo

José Rodrigues disse...

O dito cujo jornalista esteve muitos anos como correspondente nos EUA...alguma razão há-de haver para tanta"competência"/estupidez.


Abraço