sexta-feira, janeiro 26, 2018

Supúnhamos, então!, a informação, a(s) Coreia(s), a PAZ... essas coisas!





 - Edição Nº2304  -  25-1-2018

É um suponhamos
A decisão da República Popular Democrática da Coreia, vulgo Coreia do Norte, de participar nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul, tem dado azo a peculiares artigos nos órgãos de comunicação social. Desde os motivos que terão presidido à decisão, passando por «ausências a reuniões», tudo tem servido para alimentar «notícias», cujas têm como denominador comum o facto de assentarem em especulações.

O mais curioso, no entanto, são as acrobacias a que certos plumitivos se têm dedicado para tentar explicar o inexplicável, a saber, o facto de Hyon Song-wol, líder do grupo pop feminino Moranbong, ter voltado do mundo dos mortos (e a avaliar pelas fotografias em muito bom estado de conservação) para dirigir a delegação norte-coreana ao Jogos. É o que se pode classificar de autêntico milagre.

Expliquemo-nos. Em meados de 2013, um jornal sul-coreano dava conta de que a cantora, alegadamente ex-amante do dirigente Kim Jon-un, tinha sido «executada por um pelotão de fuzilamento», juntamente com mais onze pessoas. A notícia, que de resto fez manchetes em respeitáveis jornais ocidentais, designadamente norte-americanos, teve um prazo de validade de alguns meses, já que em 2014 a pseudo-ex-amante-pseudo-caída-em-desgraça-pseudo-fuzilada apareceu na televisão viva da silva, embora sem o impacto que teve o seu assassinato. Agora, com os Jogos Olímpicos à porta, o caso mudou de figura. A morta-de-morte-matada está mesmo viva e sob os holofotes internacionais.
O caso, diga-se em abono da verdade, nem sequer é inédito. Os morto-vivos são mais comuns do que se poderia pensar na Coreia do Norte. Que o diga o ex-chefe do Exército norte-coreano, Ri Yong Gil, executado em Fevereiro de 2016, que uns meses depois voltou do reino dos mortos para assumir novos cargos, só para citar um exemplo.
De quem é a culpa de tamanha desinformação? Desconfiamos que é de Pyongyang, mas é um suponhamos...

Anabela Fino 

2 comentários:

Pata Negra disse...

Melhor seria que dissessem como eu: no que toca à Coreia do Norte sei muito pouco e então do que eles dizem não percebo nada!
Um abraço do seio da guerra da informação

Olinda disse...

A quantidade de mortos vivos nortecoreanos ,é a imagem melhor conseguida sobre a desinformação pelo sistema mediático actual.Bjo