sexta-feira, março 31, 2023

A DIPLOMACIA DE ARMAS EM PUNHO

"Mãos ao ar!"

 - Nº 2574 (2023/03/30)

(Im)parciais

Opinião

«A diplomacia em primeiro lugar», prometida por Biden ao chegar à Casa Branca, parece uma piada de mau gosto quando se assiste à escalada desenfreada do dito orçamento da «Defesa». Depois de terem aprovado para 2023 o maior orçamento militar da história, os EUA preparam-se este ano para romper todas as barreiras e alocar mais de 950 mil milhões de dólares às despesas militares, o que coloca a fasquia da corrida para a guerra à beira de 1 bilião de dólares.

Segundo o órgão online Truthout, citando dados do Projecto Custos de Guerra da Brown University, na origem da escalada desenfreada de custos está uma estratégia de superação militar global, incluindo 750 bases militares dos EUA espalhadas por todos os continentes, excepto na Antártida; 170 000 soldados estacionados no estrangeiro e operações «antiterroristas», agora rebaptizadas «de combate ao extremismo violento», em pelo menos 85 países.

Com cerca de 100 ogivas nucleares armazenadas na Europa, em bases aéreas na Bélgica, Alemanha, Itália, Países Baixos e Turquia; com bases militares da NATO na Estónia, Letónia, Lituânia, Noruega e Polónia – todos fazendo fronteira com a Rússia –, e com a adesão da Finlândia e a Suécia na calha, os EUA classificam de «perigosa e irresponsável» a decisão de Moscovo de colocar armas nucleares na Bielorrússia, enquanto a União Europeia considera que tal facto seria uma «escalada irresponsável e uma ameaça à segurança europeia». O busílis da questão, como se comprova, não é a arma, mas o dono: o nuclear é bom se for americano e mau se for russo. E isto apesar de os EUA continuarem a deter o exclusivo de um ataque nuclear.

A mesma lógica preside à desvalorização e menosprezo das iniciativas de paz, como a apresentada pela China para pôr fim à guerra na Ucrânia, em contraponto com o entusiástico acolhimento ocidental da decisão do TPI de emitir, no curto espaço de um ano, um mandado de detenção contra o presidente russo, Vladimir Putin, acusando-o do crime de guerra de deportação ilegal de crianças.

No calor do aplauso «esqueceu-se» que o Promotor Kan responsável pela medida é o mesmo que em 2021 abandonou a investigação dos líderes americanos e seus aliados por crimes de guerra no Afeganistão. O inquérito preliminar foi iniciado em 2007, mas a autorização para a investigação oficial demorou 13 anos a chegar. O TPI reconheceu que havia motivos razoáveis ​​para acreditar que tinham sido cometidos crimes de guerra, incluindo tortura, ultraje à dignidade pessoal, estupro e outros tipos de violência sexual nos centros de detenção, no entanto, em 2021, depois das sanções de Trump, «investigação imparcial» passou a visar só talibãs e membros do ISIS. É a «Justiça» Ocidental.

Não há guerras limpas, bem sabemos. Mas por isso mesmo é que não se pode pactuar com a hipocrisia.

Anabela Fino

4 comentários:

Justine disse...

Artigo interessante!

Maria João Brito de Sousa disse...

Interessante e cheio de verdades. Ou será que todos nos esquecemos de que a Fat Man e a Little Boy, que arrasaram Hiroshima e Nagasaqui, eram "bombinhas" norte americanas?

Abraço!

Olinda disse...

O tratamento dado a Julian Assange por ter denunciado crimes de guerra perpetrados pelos Estados Unidos, é um exemplo dos "bons e maus", que Anabela Fino descreve.Bjo.

mensagensnanett disse...

[na sua ganância... a civilização da pilhagem ameaça-nos com uma guerra nuclear]
.
.
URGE:
- UM GOLPE PROFUNDO NA CIVILIZAÇÃO DA PILHAGEM:
-> vulgo o colectivo ocidental da pilhagem... liderado pelo império que pretendia comprar o mundo com dinheiro falso (vulgo USA -> quem não aceita dinheiro falso é alvo de guerras, golpes de estado, ...).
.
Leia-se, URGE:
- O LEGÍTIMO DIREITO AO SEPARATISMO IDENTITÁRIO!
.
.
.
O CIDADÃO DO SISTEMA CONTINUA IGUAL HÁ 500 ANOS
-> tal como há 500 anos atrás, são uns vendidos a interesses económicos 'construtores de caravelas': interesses económicos que projectam a pilhagem de riquezas...
Todo o planeta sabe:
- querem dinheirinho da União Europeia, isto é, querem dinheirinho de impostos pagos por multinacionais: têm de estar em conluio com negociatas de pilhagem (Iraque, Síria, Líbia, ...).
.
.
Os boys e girls das sabotagens sociológicas ao estilo ocidental (vulgo europeus-do-sistema) andam há 500 anos mal habituados!
Sim:  O OCIDENTE FOI À PROCURA DE MAIS UMA PILHAGEM
-> América do Norte, América do Sul,... Iraque, Síria, Líbia,... agora os boys e girls do sistema apontam para a Russia.
.
.
.
.
.
UCRÂNIA: MAIS DO MESMO...
.
.
-> «As regiões russófonas integradas pela ditadura dos sovietes na Ucrânia devem regressar à Rússia»!!!
[sim: os ucranianos procuraram usar essas regiões como INSTRUMENTOS DE PILHAGEM]
.
As regiões do leste da Ucrânia... são regiões russófonas que a ditadura dos sovietes integrou na Ucrânia.
.
Os ucranianos repudiam a ditadura dos sovietes... sim, pois, mas não disseram:
- «as regiões russófonas integradas pela ditadura dos sovietes na Ucrânia devem regressar à Rússia»
... em vez disso...
VENDERAM-SE À CIVILIZAÇÃO DA PILHAGEM:
- nove, em cada dez, dos mais variados analistas ocidentais garantiam: armas da NATO na Ucrânia... juntamente com... sanções económicas à Russia, e... a Russia seria conduzida ao caos: tal seria uma oportunidade de ouro: iria proporcionar um saque de riquezas da Russia muito muito muito superior ao saque de riquezas que ocorreu no 'caos-Ieltsin' na década de 1990.
.
Nota: sim, era expectável que a Russia fosse socorrer os russófonos das regiões russófonas do leste da Ucrânia... e um fornecimento de armas da NATO à Ucrânia (em simultâneo com sanções económicas) iria conduzir a Russia ao caos.
.
Nota 2: após a revolução 'colorida' de 2014, foi um  'festival': proibição da língua russa, massacres, bombardeamentos: é calculado que tenham morrido cerca de 15 mil russófonos... sim: e os europeus-do-sistema a 'assobiar para o lado'.
.
.
.
OS 'PAVÕES' OCIDENTAIS
.
Os ocidentais do sistema, 'esfregando-as-mãos' com a oportunidade de pilhagem, andaram por aí a pavonear-se como mestres Sun Tsu:
Merkel, Holland andaram a pavonear-se para o seu eleitorado (vulgo europeus-do-sistema): "os acordos de paz de Minsk não eram para cumprir... eram para ganhar tempo aos russos... isto é: fortalecer o exército ucraniano".
.
.
.
.
.
Não basta basta repudiar a civilização da pilhagem!
É preciso também não ser um COBARDE CÚMPLICE DA CIVILIZAÇÃO DA PILHAGEM!
Sim: urge reivindicar Liberdade/Distância/Separatismo dos boys e girls da civilização da pilhagem.
.
Sim: tenham coragem Identitários:
- urge reinvindicar o legítimo direito ao separatismo Identitário.
SIM:
-> na origem da nacionalidade esteve o Ideal de Liberdade Identitário:
- «ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo».
-> NÃO, NÃO, NÃO foi o roubo, o saque, a pilhagem, os tiques-dos-impérios: o cidadanismo de Roma!...
Resumindo:
--->>> Os tiques-dos-impérios lovers, os globalization-lovers, os UE-lovers, etc, que fiquem na sua/deles respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
SEPARATISMO IDENTITÁRIO -> 50-50.