sexta-feira, abril 27, 2007

Vergonha!

Ao ver esta fotografia da manifestação do 25 de Abril, publicada na primeira página do Público (aliás, a única que o jornal publicou do acontecimento na edição de ontem), o que sinto é vergonha. Por aqueles que a não têm, que nunca a tiveram ou a foram perdendo pelo caminho.
É que eu estive lá, com umas dezenas largas de milhares de pessoas, e se há mentiras flagrantes, faltas de ética, quebras de deontologia, esta foto é tudo isso e muito mais.
Nem culpo o fotógrafo que, decerto, muitas outras fotografias tirou, mas culpo quem escolheu esta para ilustrar o que foi uma enorme, viva, entusiasmante, manifestação mas de que se quis dar uma outra, e deturpada, imagem.
Uma vergonha!
Indo a seguir às primeiras filas da manifestação, várias vezes parei no percurso, olhei para trás, para a massa de gente que estava descendo a avenida e, já a pisar os Resatauradores, lamentei não ter com que registar a beleza do sol a iluminar tanta gente ainda no Marquês de Pombal. Mas vou pedir umas fotos a uns amigos... porque esta vergonha não fica assim! Como diz o poeta (mais ou menos...) a raiva cresce e a esperança multiplica-se!

6 comentários:

Anónimo disse...

Aqui (www.ussetubal.pt )podes ir buscar fotografias da grande Manifestação Popular do 25 de Abril.
Um abraço

Pata Negra disse...

Mas não nos deixemos intimidar pela ocultação! Quanto mais a verdade se oculta, mais ela incha. Um dia isto vai mesmo rebentar! Talvez já não seja um cravo, mas será por certo uma flor! As vozes que dizem Não nas avenidas, veias e artérias deste país, não o dirão para câmara ver ou jornal "manchetar" Aí está a sua/nossa força!Somos muitos! Eles têm as armas, nós temos os números!
(Alguém disse)

João Filipe Rodrigues disse...

Caríssimo, não se apoquente. Estamos habituados. Nós bem sabemos que não foi assim, que nunca é assim, eles também sabem. Aliás, o discurso do PR, apontava para a necessidade de aproximar a a democracia (a deles) à juventude. É assim que eles jogam, na teoria falam de uma coisa, na prática fazem a mesma coisa. Mas no fim, roem-se todos porque a paixão pelos ideias de Abril, estarão sempre presentes! Já agora, também tens fotos do belo desfile aqui [http://www.dorl.pcp.pt/index.php?option=com_zoom&Itemid=43&catid=21 ].
Abraço.

Maria disse...

Toda a gente sabe como foi, Sérgio. A manifestação. Toda a gente sabe, mesmo quem não esteve lá, que um malvado vento vindo não sei donde desfez milhões de bolinhas dos plátanos, nos fez espirrar, tossir, assoar, etc., avenida abaixo.
E que no fim a avenida ficou coberta de um manto dessas coisinhas castanhas dos plátanos. E que nos assoámos tanto. E que parecia uma sinfornia de espirros e outros barulhos anexos como eu nunca vi. Em 32 anos, foi a primeira vez que vi uma coisa destas.
Mas nós não desistimos. E lá descemos Avenida abaixo. E quando a "cabeça da manifestação" já estava no Rossio ainda havia gente parada no Marquês de Pombal. Como é costume.
E o vento revoava os plátanos. E a gente espirrava. E a gente tossia. E a gente não arredava pé. É isto que eles não suportam. A gente não arredar pé.
Para o ano há mais. E maior. Sempre maior...

Um abraço
(desculpa o testamento)

GR disse...

É o desrespeito total pela Democracia.
Os bajuladores do sistema tentam ridicularizar através da imagem a grandiosidade da Manifestação, o 25 de Abril, num pasquim que já pouco vende!
Tudo porque temos um governo fascista!
Um governo que cospe na C.R. autorizando:
- Propaganda nazi em Lisboa
- Manifestações nazis no 28 Abril, dando vivas a Salazar, entrevistando nazis, como o professor de francês da secundária que aparece (no noticiário da TV)com o nome de «António Soares» quando é conhecido por, xenófobo «Rendeiro Porto», (o tal que na secundária de Espinho vestia T-Shirts «se queres um país limpo mata um comunista* por dia» ou «*preto» quando na sala tinha alunos pretos na sala).
- 1º de Maio a FNR,vai desfilar com uma faixa da campanha de Hitler de 1932.
A RAIVA cresce, já é tão grande!
Mas, a Luta continua!

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Que me desculpem os outros amigos e visitas, mas quero agradecer à Maria o excelente comentário que escreveu.
É que ainda ando a espirrar e tenho os olhos a arder...
Mas valeu a pena!