segunda-feira, dezembro 20, 2010

Reflexões lentas... a uma semana de distância

Aproxima-se a hora em que, às 2ªs. feiras, espreito os “prós e contras”. Não sempre mas quase sempre. E, dessa espreitadela, resulta por vezes ficar a "ouver".
Assim foi a semana passada. Perguntava-me se o iria fazer hoje mas, ao ver a programação – para me programar no curtíssimo prazo –, vi o que esquecera, que o programa da semana passada fora o último deste ano.
Fiquei a lembrar-me desse “para compreender a crise” a que assisti há oito dias. Valeu a pena. Foi assim uma espécie de vitória por 3 a 2, o que não é folgado mas compensa as habituais “cabazadas” que se apanham naquele programa. Direi mesmo que sai da audi-visão com alguma satisfação. Calma, serena… mas satisfação.
Ouvira três homens cultos e educados, inteligentes, exporem as suas posições sobre a situação actual. Posições diferentes mas – pelo menos ali… – com a evidência de um grande respeito mútuo.
No entanto, não me parece que tivesse a ficar a compreender melhor a crise, quem essa intenção tivesse quando se detivera a ouvi-los. Faltou ali uma palavra: capitalismo. Dita e redita, e dito ser esse o seu funcionamento.
Por outro lado, de um deles, que tão bem falou, com tanto conhecimento e apropósito e pedagógica intenção que me suscitou, então, um agradecimento muito sincero, faltou saber muita coisa. Faltou (ou eu não ouvi!) que se soubesse uma de particular oportunidade: que José Barata-Moura, o Ex-celentíssimo Reitor da Universidade Clássica de Lisboa, é o mandatário de um candidato a Presidendente da República, o camarada Francisco Lopes, e é, de certo, o português mais íntimo do senhor Karl Marx.
Coisas que pouco ou nada se sabem e não é conveniente que se saibam.
Se algum dos outros interlocutores fosse mandatário de algum outro candidato não faltaria…

9 comentários:

Maria disse...

Uma primeira nota: talvez seja interessante veres o programa da rtp-n que começou agora.
Até já.

Maria disse...

Perdi a paciência de ver a rtp-n.
Barata-Moura foi, de longe, a melhor prestação do prós da semana passada.

Beijo.
(até já...)

Sérgio Ribeiro disse...

Maria - só vi tarde a tua sugestão... já tinha acabado!
Quem eram os dos pontos de vista?
Também acho que o José Barata-Moura teve, de longe, a melhor prestação e, como tu e eu, muitos o teriam assim avaliado... mas quantos o ligaram ao que tu e eu o ligamos, por sabermos quem ele é e como ele é?
Sem se ser ostensivo há que afirmar o que somos.

Beijos

Maria disse...

Primeiro: Parabéns!
A seguir - estavam os 5 partidos representados, só me lembro do João Semedo. Do Partido era um jovem João mas não me lembro do apelido. Conheço o do ps e do psd mas não sei os nomes. do cds nem o conhecia.
Como vez, fui muito útil... devem repetir amanhã.

Tem um dia feliz.
Beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

OBRIGADO, Maria!

Beijos

Justine disse...

Gostei muito de ouvir o senhor íntimo de Karl Marx!
E de ler o teu texto!

Graciete Rietsch disse...

Mas nós sabemos e convém divulgá-lo. Aimda ontem o ouvi,brilhante como sempre, num jantar no Porto.

Um beijo.

Anónimo disse...

Confirmo o que a Graciete disse, foi uma excelente intervenção do mandatário nacional do Francisco Lopes numa iniciativa em que se juntou gente que há muito não se via, nem se encontrava nos mesmos lugares. Foi bonita a Festa pá, como diria o Chico, porque de Festa se tratou tal a congregação de vontades na defesa da única candidatura que se diferencia das outras porque ao serviço dos Trabalhadores, do Povo e do País.
E depois do brilhantismo do Barata Moura, foi a cereja no bolo com um excepcional concerto do Paulo Vaz de Carvalho.
Ah, esquecia-me de dizer que o jantar estava bom.
A luta continua, cada vez mais forte e confiante em cada dia que passa.
Um abraço do Norte
Valdemar

Maria disse...

Participantes no 'Pontos de vista':
Renato Sampaio - ps
Luis Montenegro - psd
Alvaro Castelo Branco - cds
João Semedo - be
José Pedro Moniz - pcp

o link é este:

http://www.rtp.pt/multimedia/progVideo.php?tvprog=16063

beijo.