sexta-feira, outubro 03, 2014

CRATinices - até quando, oh C(r)ATILINA?

Rádio Renascença:

Reina a "total confusão" na educação e há "pânico" entre os professores


Mas não será propositado?
ou despropositado?
e virá pedir desculpa?
e continuará ministro?

até quando, oh C(r)atilina?


«JÁ NÃO PODES VIVER MAIS TEMPO CONNOSCO»
I
Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há-de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há-de precipitar a tua audácia sem freio? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda nocturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem o olhar e o aspecto destes senadores, nada disto conseguiu perturbar-te? Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, em que local estiveste, a quem convocaste, que deliberações foram as tuas?
Oh tempos, oh costumes! O Senado tem conhecimento destes factos, o cônsul tem-nos diante dos olhos; todavia, este homem continua vivo! Vivo?! Mais ainda, até no Senado ele aparece, toma parte no conselho de Estado, aponta-nos e marca-nos, com o olhar, um a um, para a chacina. E nós, homens valorosos, cuidamos cumprir o nosso dever para com o Estado, se evitamos os dardos da sua loucura. à morte, Catilina, é que tu deverias, há muito, ter sido arrastado por ordem do cônsul; contra ti é que se deveria lançar a ruína que tu, desde há muito tempo, tramas contra todos nós (...) 
CÌCERO

6 comentários:

cid simoes disse...

Estes títeres provocam náuseas.

Anónimo disse...

Há quem diga que Cícero era o representante político dos credores, que Catalina o era dos devedores. A vitória de Cícero sobre Catalina foi a dos credores sobre os devedores, que não recuam ante nada para obrigar/escravizar os devedores.

Graciete Rietsch disse...

Eu já não me lembro muito do que se passou na época de Cícero e Catilina mas li num romance histórico,de ficção claro, a apologia de Catilina. Fiquei sempre com uma grande dúvida pois, no meu tempo de Liceu, o grande homem era Cícero. Só que a minha preguiça e também a falta de elementos me tem impedido de procurar a verdade. Mas agora vou tentar, de certeza.
Um grande abraço.

Antuã disse...

Falar de Cícero e Catilina com esta educação é dar pérolas a porcos. Eles não entenemdem mesmo nada disto. São broncos.

Sérgio Ribeiro disse...

O discurso de Cícero aparece não para que de Cícero e de Catilina se fale, e com essas falas nos distraiamos, mas pelas duas frases que são mais que pertinentes HOJE:
Até quando, oh C(r)atilina?...
e
Oh tempos!, oh, costumes...

Saudações amigas

Justine disse...

Já ninguém lê os clássicos :-)))))