segunda-feira, janeiro 04, 2016

Três destaques em leitura habitualmente rotineira


  • No caderno Economia do Expresso, descobri, na 1ª página, na coluna da dra. Manuela Ferreira Leite, cujo currículo é bem farto de cargos ministeriais e das mais altas responsabilidades no PSD (independentemente da independência partidária, claro), um naco do texto, que traz o título impressivo de A queda de uma ministra, que convida a destaque, vindo de quem vem.
(Dispenso-me de lhe publicar a cara...),  


  • No"miolo" do mesmo caderno, encontrei esta pergunta Crise vai acabar?, com esta resposta Na zona euro sim, em Portugal não, com texto que justifica a resposta - lead: PIB português está ainda 5,5% abaixo de nível pré-crise. Nos países do euro, 'regresso' a 2008 vai acontecer este ano (...) - e uma ilustração gráfica.





















  • No Público de ontem, entre outras coisas (a reportagem sobre Cabo Verde...), detive-me num trabalho sobre o Peso dos salários (volta a subir... diz ainda o título), mas logo o lead convoca para o destaque: Portugal inicia o ano com o peso dos salários ao nível mais baixo dos últimos 55 anos. As novas medidas podem, para já, mudar a tendência, A ilustração também ajuda a compor o puzzle, e a fazer vislumbrar como (e por, e para quê, e contra quem) as crises.
    ..

2 comentários:

Olinda disse...

Realmente,este quadro mostra bem quem tem sido mais atingido pela "crise",na zona euro!Muito contribuiu o neoliberalismo dos últimos anos,vamos ver se vai haver vontade para mudar a tendencia.Bjo

O Puma disse...

Na verdade a ver vamos
diz o cego
sendo certo que não basta ter razão

Abraço sempre