quarta-feira, fevereiro 13, 2019

Noam Chomsky e as ajudas humanitárias


Noam Chomsky explica o que a "ajuda humanitária" esconde

VTV
O conceito de ajuda humanitária é quase todo o ato agressivo realizado por qualquer poder que, do ponto de vista do agressor, é uma ajuda humanitária, mas não do ponto de vista das vítimas, explica o filósofo Noam Chomsky. Segundo o também linguista e cientista político, os Estados Unidos reconhecem-no publicamente e são compreendidos no campo do império tradicional.

Primeiro exemplo de ajuda humanitária: o bombardeio da Sérvia em 1999
As forças albanesas cometeram ataques terroristas em território sérvio para provocar uma resposta do seu governo que serviria como justificativa para a NATO entrar no país, isto é, uma intervenção dos Estados Unidos. As perdas estimadas foram altas nos dois lados: duas mil vítimas.
Quando assumiram a invasão, o general americano responsável, Wesley Clark, informou Washington que como resultado do ataque dos EUA se intensificariam as atrocidades, porque a Sérvia não era capaz de responder militarmente bombardeando os EUA; a Sérvia respondeu por terra, expulsando os terroristas albaneses do Kosovo, logo após o bombardeio americano.
Mas a grande cobertura da mídia foi a de Slobodan Milošević (ex-presidente sérvio) levado ao Tribunal Penal Internacional por uma acusação de crimes em massa, todos com uma excepção porque foram depois do bombardeio dos Estados Unidos contra a sua população.
Tudo o que foi narrado antes foi uma intervenção humanitária, diz Chomsky.

As intervenções para ajuda humanitária são legais?
A Assembléia Geral das Nações Unidas tem uma resolução sobre a responsabilidade de proteger, que afirma explicitamente que um ato não militar não pode ser realizado a menos que autorizado pelo Conselho de Segurança da ONU. É usado para garantir que os governos não reprimam suas próprias populações.
No entanto, o ativista americano explicou que havia outra comissão, presidida pelo ex-primeiro-ministro australiano Garreth Evans, que discutiu a "responsabilidade de proteger", muito parecido com a versão da ONU, mas com uma diferença "se no Conselho de segurança não concordam em autorizar uma intervenção, agrupamentos regionais podem intervir pela força por conta própria; há agrupamentos regionais capazes de uma intervenção? Há!, apenas um e é chamado NATO ".
A "responsabilidade de proteger" é legal porque a Assembléia Geral da ONU a autorizou, mas o que atualmente governa é a versão autorizada de Evans, um bom exemplo de como a propaganda funciona em um sistema poderoso, acrescenta Chomsky.

Outro exemplo de ajuda humanitária: o bombardeio da Líbia em 2011
Uma resolução da ONU em 2011 pediu a criação de uma zona de exclusão aérea na Líbia, excepto para objetivos "humanitários", que foram para os termos diplomáticos para resolver o problema, e que Muammar Gaddafi aceitou, declarando um cessar-fogo contra forças opostas ao seu governo.
Finalmente, Washington optou por apoiar uma resolução muito mais ampla do que a simples zona de exclusão aérea e optou por uma ocupação militar do país.
"O Reino Unido, a França e os Estados Unidos se tornaram a força aérea da oposição. Um de seus ataques acabou enterrando Gaddafi e matando 10 mil pessoas, deixando a Líbia no que é hoje, nas mãos de milícias ", lembra Noam Chomsky.
A partir desse momento, houve um grande fluxo de jihadistas armados na Ásia Ocidental e na África Ocidental, que se tornaram a principal fonte de terrorismo radical no mundo, "uma conseqüência da chamada intervenção humanitária na Líbia".

O poder dos EUA agora, com Donald Trump como presidente
Chomsky também explicou que a sociedade deve repensar o que significa poder. Os Estados Unidos, em sua opinião, permanecem supremos. Seu poder é prejudicial, mas do ponto de vista da oligarquia, esse poder lhes dá tudo o que eles pedem, diz o filósofo. Apenas em termos militares, esta nação lida com 25% da economia mundial e é também muito mais avançada em tecnologia do que o resto do mundo. Acrescenta que, embora na economia estejam em declínio, seria um erro pensar que perderam o domínio.
"As multinacionais americanas possuem metade do mundo, estão integradas ao Estado, têm todos os sectores: indústria, vendas, comércio, finanças."
Ele explica que, desde sua eleição como presidente, não é apenas Trump que representa o perigo, mas toda a liderança republicana, que nega o fenómeno do aquecimento global, para mencionar apenas um problema.
"O Partido Republicano é uma das organizações mais perigosas da história da Humanidade… pode soar excessivo, mas pense-se nisso por um momento, Hitler não queria destruir o futuro da existência humana, ninguém o quer", lamenta e acrescenta: não são as pessoas ignorantes ou fundamentalistas religiosos que colocam a sociedade em perigo, mas os mais instruídos e apoiados do mundo,.
De acordo com Chomsky, as políticas mais perigosas são pouco discutidas, são ameaças existenciais que enfrentamos, esta geração tem que decidir se a existência humana continuará ou não - não é uma piada! -, é o aquecimento global ou uma guerra nuclear, e as ações de Trump pioram as duas.


2 comentários:

Justine disse...

Assustador, mas muito interessante como ponto de vista.
Sempre achei o Chomsky digno de ser lido
Obrigada

Olinda disse...

Saberão os povos do mundo inteiro capazes de travar o poder agressivo da oligarquia norte-americana,apaniguados e aliados?Bjo