sábado, março 30, 2019

A subliminar manipulação sobre Europa e outras coisas


do meu quase-diário:

(...)
… na Vila Medieval de Ourém, nos "meus" Castelos, no Dia Nacional dos Centros Históricos, 28 de Março, ouvi, interessado, 4-arqueólogas-4 dissertarem sobre a arqueologia na reabilitação dos centros históricos.

&-----&-----&

Como damas defendendo sua dama, com a convicção de profissionais que (parece) amam a sua profissão, e o fazem com interesse e uso (e talvez abuso) dos meios de informação visuais (mas não-audio…J) disponíveis actualmente.

&-----&-----&

Gostei de estar, e bem rodeado por jovens da Escola Secundária de Ourém, que se portaram muito bem sob a vigilância atenta da professora acompanhante... mas não muito interessadas nas prelecções.

&-----&-----&

Mais interessadas teriam estado (ao que julgo e espero) nas visita interpretativa, na “viagem a outros tempos” promovida pela Câmara, e de onde vinham.  

&-----&-----&

No entanto, assim como me agradaram a presença e as exposições, senti-me agredido e irritei-me ao ouvir que “… o nosso País, na Europa desde 1986…”.

&-----&-----&

Deu-me vontade de berrar que o nosso País está/é da Europa muitos séculos antes de 1986, e que continuará a sê-lo/estar depois de explo/implodir essa coisa iniciada em 1957 e que tem vindo a alastrar como se a Europa fosse, e agora se alcunha, ridiculamente, de União Europeia.

&-----&-----&

Contive-me porque sou sensato, acho eu…, até para defesa do que defendo, e por luta pelo que luto em todas as oportunidades.

&-----&-----&

Depois, mais adiante nas interessantes e arqueológicas exposições, ainda se puseram aos berros (dentro de mim!) os protestos de todos os sentires ao ser-lhes levada, pelos ouvidos, a frase racionalismo económico, identificado como um adversário a vencer numa batalha contra a destruição, ou tão-só menosprezo, do património histórico, ambiental, cultural em suma (e em sumo)

&-----&-----&

Vamos lá a ver se nos entendemos: racional economicamente não é igual a (ou medido por) indicadores forjados e com os nomes de rentabilidade, produtividade, competitividade, etc.; será (acho eu!) algo que tenha a ver com aproveitamento de recursos naturais e adquiridos, pelo trabalho - em recolha e transformação - para satisfação das necessidades humanas, em respeito/preservação pelo meio, natureza e património ambiental, histórico, (repito redundantemente:) cultural, em suma.

&-----&-----&

Depois, as jovens arqueólogas (é privilégio dos outros serem jovens longo tempo aos olhos de quem passou dos 80…), na sua exposição, deixaram explicitamente implícito que as condições de defesa do património mudaram bastante, e para bem melhor, com a legislação vinda de Bruxelas e Estrasburgo por aí abaixo.

&-----&-----&

O atento ouvinte (embora algo deficiente) que eu era, auto-congratulou-se com as citações de melhores condições superstruturais provenientes da dita (ou alcunhada) Europa, mas teve pena que não tivessem sido ligadas a outras descendências lá do Norte super-integrado, como o Pacto Orçamental e suas directivas (ou imposições) relativas aos défices e ao monetarismo de banca (rota!).

&-----&-----&

Aliás, bem mais importante para preservar o património – que, qualquer que ele seja, é cultural! –, seria o mínimo de 1% dos orçamentos nacionais e do orçamento comunitário para a cultura, ainda que isso pudesse não contribuir para o cumprimento da obsessão do zero em comportamento orçamental (que, diga-se de passagem, quando nasceu não foi para todos!).

&-----&-----&

E por aqui me ficaria nos comentários à contraditoriamente positiva sessão no salão nobre da Junta de freguesia da Nossa Senhora das Misericórdias, de Ourém.

(...)

1 comentário:

URGENT disse...

Do not use all of these Private Money Lender here.They are located in Nigeria, Ghana Turkey, France and Israel.My name is Mrs.Emily Michael, I am from Canada. Have you been looking for a loan?Do you need an urgent personal or business loan?contact Fast Legitimate Loan Approval he help me with a loan of $95,000 some days ago after been scammed of $12,000 from a woman claiming to be a loan lender from Nigeria but i thank God today that i got my loan worth $95,000.Feel free to contact the company for a genuine financial contact Email:(creditloan11@gmail.com)