sexta-feira, março 29, 2019

AR, comissão de inquérito à CGD, Vitor Constâncio... e tanto mais para reflectir

Do quase-diário:

(...)
Ontem, antes de me deitar, ainda procurei nas gravações televisivas ver o fundamental de Vitor Constâncio na comissão de inquérito da AR à Caixa Geral dos Depósitos… e fiquei (ainda mais e melhor...) elucidado sobre a eficácia da supervisão bancária neste capitalismo supervisado!

&-----&-----&

Acho curioso que não se lembre que o consagrado economista foi secretário-geral do PS (como poderia ter sido do PSD... isto digo eu!), apesar de ser lembrado que «o período em que foi o governador (entre 2000 e 2010), corresponder a dois terços dos 15 anos que foram analisados na auditoria da EY aos atos de gestão do banco público e que detetaram incumprimentos e sérios problemas na concessão e acompanhamento de créditos, em que não havia garantias exigentes o suficiente face ao risco dos clientes.» (Expresso-curto, este de hoje da autoria de Ricardo Costa).

&-----&-----&

Achei também positivamente elucidativa a curta nota publicada sobre a grande reportagem de SICnotícias.

"A Fonte"
Quanto perdeu a Caixa Geral de Depósitos com créditos considerados ruinosos para as contas do Banco Público? A resposta passa por um relatório que abriu caminho a numa nova Comissão Parlamentar de Inquérito.
SIC agarrou no documento e foi à procura de respostas, dos rostos dos principais empréstimos, das grandes figuras do banco, no período entre 2000 e 2015.
São quase 200 operações de crédito e um buraco que ultrapassa os 1600 milhões de euros. A fonte nunca chegou a secar e a dimensão real do problema começa agora a vir ao de cima.
"A Fonte" é uma Grande Reportagem SIC da autoria do jornalista Luís Manso, com imagem de João Lúcio e Jorge Guerreiro, edição de imagem de Ricardo Piano, produção de Diana Matias e coordenação de Amélia Moura Ramos.

1 comentário:

Olinda disse...

Vitor Constâncio, mandava o povo apertar o cinto e,em paralelo,não via,fazia que não sabia o regabofe da CGD.Muito próprio do Constâncio,sempre crente na Sta.Impunidade!Bom fim de semana.