quarta-feira, junho 19, 2019

A virtual idade das moedas virtuais


A propósito de uma nota lida no “curto” de hoje

(…) Mark Zuckerberg não é um dos mais de 150 nomes na lista de participantes do Fórum do Banco Central Europeu que hoje termina em Sintra. Há governadores de bancos centrais, economistas famosos, jovens promessas da academia e até responsáveis políticos como o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Todos juntos para, num ambiente informal, refletirem durante três dias sobre um grande tema que, este ano, são os 20 anos da União Económica e Monetária. Mas nenhum deles é o fundador do Facebook que, coincidência ou não,decidiu transformar-se ontem numa espécie de banqueiro central da era digital com o lançamento da Libra.
Enquanto em Sintra, Mario Draghi animava os mercados ao sinalizar que pode voltar a carregar no acelerador e regressar ao programa de compra de dívida, Zuckerberg apresentava a sua nova moeda digital nos EUA. Já se conhecia a intenção do gigante tecnológico mas só agora foram revelados os detalhes da nova ‘moeda’ (…)

fui rever matéria (que, aliás, está sempre presente por esta minha fixação da importância crucial da desmaterialização da moeda… desde Agosto de 1971!).

&-----&-----&

Duas notas do arquivo:

20.12.2017

O mundo anda louco com o disparo da bitcoin mas, na verdade, não é a única criptomoeda do mercado. Há muitas e todas podem ganhar com a febre que se tem vivido. O Wall Street Journal lançava mesmo a questão: que moeda digital será a próxima bitcoin?
_____________________________ 

Avante,14.12.17
Século VII – Bolha das túlipas
As famosas tulipas holandesas, um dos símbolos do país, estão na origem do que ficou conhecido como «tulipomania», um estranho fenómeno que parecia impensável na sociedade conservadora protestante de uma Holanda em plena expansão económica. Tudo terá começado nos finais do século XVI quando o botânico Carolus Clusius plantou no seu jardim bulbos de túlipas que trouxera de Constantinopla (actual Istambul, na Turquia) para fins medicinais. A beleza da então rara flor atraiu a atenção e a cobiça. O roubo e venda de bulbos que se seguiu deu início a um lucrativo negócio que afectou todo o país. Todos queriam ter acesso às túlipas; como a procura excedia a oferta, começou a especulação. Sendo o período de floração sazonal, os especuladores contornaram o problema passando a vender «contratos de tulipas» através dos quais os compradores se comprometiam a comprar determinada tulipa na época própria. Tal como as plantas, os contratos passaram a ser negociados, originando o primeiro mercado de derivados do mundo. Até ao dia em que os compromissos não foram respeita os e a crise da túlipas rebentou: foi a primeira bolha do mercado financeiro. A depressão económica provocada durou vários anos. A bolsa, como se sabe, sobreviveu.
_____________________________________________ 
© REUTERS/ Dado Ruvic/Illustration

Quando e por que bitcoin colapsará?

07:38 20.12.2017URL curta

Desde o início de 2017, o preço do bitcoin cresceu 1.800%. Entretanto, vários especialistas do mundo financeiro preveem o fim da era dessa criptomoeda.
Dmitry Golubovsky, analista da empresa financeira Kalita-Finance, não está de acordo que essa moeda virtual seja o início de um novo sistema financeiro que substituirá o existente, e observa "uma tendência completamente diferente".
"Tomam a tecnologia de cadeia de blocos, eliminam o componente de mineração e a divisa criptográfica e aplicam-no como uma nova tecnologia informática", explicou o especialista em entrevista ao portal ridus.ru.

Deste modo, a tecnologia "blockchain" será aceita pelas instituições financeiras clássicas de maneira incondicional, opinou Golubovsky. 
Com sua legalização, esta criptomoeda perderá o anonimato e as transações descontroladas – as qualidades básicas que a popularizaram – e a lenda de que o bitcoin substituirá os mercados financeiros existentes chegarão ao seu fim, afirmou o analista.
O diretor do departamento de investimentos da empresa IC Piter Trust, Mikhail Altynov, expressou uma posição idêntica. Para ele, o fiasco das teorias financeiras é observado devido ao comportamento irracional dos investidores no mercado ligado a traços psicológicos e de caráter.
No caso do bitcoin, suas circunstâncias são somadas ao fato de que a moeda digital não possui nenhum valor razoável, escala de preços nem valor intrínseco. "Pode ter qualquer cotação, porque é um fenômeno que não tem ponto de referência algum", situação que se dá no contexto de "clara obsessão massiva que está aumentando", disse o analista.
Para Altynov, "prever o preço do bitcoin é como determinar quem elegerá júri do concurso de beleza em um manicómio: uma tarefa impossível".
Anteriormente, especialistas falaram sobre o colapso da moeda digital – bitcoin. Em abril de 2016, o diretor-geral do serviço de transferência internacional TransferWise, Taavet Hinrikus, declarou que a moeda "estaria morta" no segundo trimestre deste ano. 

A revista Forbes, por sua vez, já constatou o fim da criptomoeda duas vezes: em 2011 e 2015. "O preço do bitcoin chegou ao seu máximo, é pouco provável que comece a crescer novamente. Na verdade, não passa de uma pirâmide financeira complexa", informou a revista há dois anos.
Hoje em dia, ninguém se arriscou a prever a data exata do colapso do bitcoin, embora o cepticismo quanto às suas perspectivas ainda seja bastante considerável.

&-----&-----&

12.02.2018

George Soros:
“O Bitcoin é uma bolha mantida pelos ditadores”
By Guia do Bitcoin Postado em 27 de Janeiro de 2018 1 comentário
O legendário trader de moedas e titã de fundo de hedge, o filantropo George Soros, conversou no World Economic Forum 2018 em Davos, na Suíça. No final de suas observações, uma pessoa no público perguntou sobre o que ele pensava sobre as criptomoedas em geral e o Bitcoin em particular.
George Soros acredita que a bolha do Bitcoin é mantida pelos ditadores
Um moderador do evento perguntou ao Sr. Soros, “Alguem disse que você é um especulador de moedas. O que você acha das criptomoedas? O bitcoin é uma bolha e você tem uma posição em criptomoedas?”
O Sr. Soros sorriu e respondeu: “Bem”, ele riu enquanto coçava a cabeça momentaneamente, “a criptomoeda é um nome incorreto, e é uma bolha típica que sempre se baseia em algum tipo de mal-entendido”.
Sua especulação de moeda não é como a maioria. Os movimentos monetários do Sr. Soros condenaram as economias inteiras. Basta perguntar ao Banco da Inglaterra. Ou a maior parte da Ásia em um momento ou outro. Moeda? Você pode dizer que ele sabe um pouco, sim.
Balbuciando para colecionar seu próximo pensamento, o Sr. Soros esclarece:
“Bitcoin não é uma moeda. Uma moeda é suposto ser uma loja estável de valor. E uma moeda que pode flutuar em 25% em um dia não pode ser usada, por exemplo, para pagar salários, porque os salários (não) podem diminuir 25% por cento em um dia. Então, é uma especulação baseada em um mal-entendido”, ressaltou.
Bitcoin para evasão fiscal
Se ele realmente entende a tecnologia e não unicamente porque sua volatilidade existe pode ser um erro que está além do escopo da reportagem atual. Mas ele está preparando sua linha de pensamento:
“Há também uma tecnologia Blockchain muito inovadora que pode ser usada para fins positivos ou negativos”, disse ele quase como uma reflexão tardia.
“Atualmente o Bitcoin é usado principalmente para evasão de impostos e para as pessoas nos governos em ditaduras para construir um nicho no exterior. Recentemente, agora, houve uma conferência em que, em vez de discutir as condições na Rússia, eles discutiam principalmente o bitcoin, porque isso era o que os governantes estavam interessados”, explicou Soros, incrédulo.
Na verdade, os líderes mundiais têm falado bastante sobre criptomoedas nas últimas semanas, e o assunto está dominando grande parte da imprensa financeira



Sem comentários: