quarta-feira, setembro 21, 2005

PASSEIOS À VOLTA DA CASA E DA MEMÓRIA - Iinerário 2 - 1

Desta vez, para este itinerário 2, virámos à esquerda, para cima.
E logo ali me apeteceu fotografar a velha e abandonada casa do ti’Zé Alfaiate, uma casa cheia de memórias minhas, como quando passei algum tempo naquele alpendre a desenhar os Castelos, já com o pesar que comigo carrego deles não se verem de minha casa. Aliás, é o único defeito que nesta encontro, ou melhor, os outros vou tentando corrigir mas o de não se verem os Castelos é impossível (se impossíveis há) de corrigir.

Até porque, como que a fazer-me negaças, eles-os-Castelos, espreitam logo ali um pouco acima, por sobre todos as casas e telhados e chaminés e árvores e arbustos. Mas avante que por aqui se vai a caminho do centro da aldeia.
E logo se encontra uma recordação significativa. Foi aqui neste beco que, há mais de 50 anos, se instalou a primeira escola do Zambujal, e o Xico Santo Amaro (o Xiquito!), de imaculada bata branca, fez a bandeira portuguesa subir no mastro (tenho foto comprovativa...), já com a primeira professora (então chamada regente de ensino), a pequenina Dona Esmeralda, a assistir:

(continua)












4 comentários:

Elvira disse...

Ainda existem lugares assim, até em Ourém...

Anónimo disse...

Para além da beleza natural, há um cuidado arquitectónico. Casas brancas com largas varandas, flores coloridas em vasos de barro, ruas limpas e muitas árvores.
E o verde, sempre o verde!
Tudo tão perfeito!
É a conjugação da harmonia!

GR

Anónimo disse...

O Zambujal é muito bonito. Lembro-me de passar por ali quando era miúdo, de bicicleta, numa das minhas viagens à volta do Castelo.

Anónimo disse...

É pena as casas em pedra, muito belas, que se vão deixando cair...