domingo, junho 09, 2013

09.06.2013, domingo e actualizando

09.06.2013
(...)
&-----&-----&
Durante a semana impôs-se-me uma abordagem que verdadeiramente me provocou: a de terem os salários começado a ficar disponíveis para os assalariados (para quem os ganhou) depois de durante cinco meses e uns dias (mais de 40%) estarem a ser sugados para pagar impostos e outras alcavalas semelhantes de que se alimenta o Estado, esse "monstro" como, em momento de rara inspiração, lhe chamou essa abentesma chamada Cavaco Silva.
&-----&-----&
Trata-se de um vergonhoso golpe baixo na luta de ideias, no confronto de concepções, mas muito eficaz porque as pessoas, as massas, apreendem facilmente a ideia, e têm outras “ajudas” para encontrarem conotações que o mesmo despudorado ataque ideológico insinua, cavilosa ou explicitamente.
&-----&-----&
“Então eu estou a a trabalhar quase meio ano sem receber nada, porque aqueles gajos da política me levaram o dinheirinho que tanto me custou a ganhar… lá para as suas mordomias de políticos, para subsidiarem os que nada fazem, para darem a calões, e etc., etc, etc. ...?”, será a mensagem subliminar. 
&-----&-----&
Nessa mensagem está ínsito o ataque ao Estado, que é "monstro" por ter etiquetas e  arrogâncias de social e redistribuidor, mas que seria predador, esbanjador, a tirar aos que trabalham para dar aos que nada fazem, e não só aos que nada fazem, ou aos que ainda nada fazem, mas também aos que nunca nada fazem, ou que, se alguma coisa fazem, é sem préstimo e cheios de regalias porque “à custa do orçamento”, ao   serviço do Estado, parasitando o parasita-mor e monstruoso.
&-----&-----&
Há que, permanente e sistematicamente, denunciar estas mensagens, responder-lhes com as forças que temos, desmontar o que, nelas, são habilidades e lhes está  subliminar.
&-----&-----&
Para agora, e em resposta directa, apenas deixar dito que é (ou deveria ser!) com o que se desconta dos salários (e não só) que é possível dar satisfação a necessidades colectivas –  isto é, de todos, da comunidade – e satisfazer necessidades que são direitos, ou seja, fazer por via da segurança social o que se alicia para que feito seja por via de seguros privados que se tornem bons negócios por darem lucros e acumularem capital financeiro.
&-----&-----&
Melhor procurando dizer, para que todos tenhamos respostas que anulem a eficácia da mensagem; as infraestruturas de que só o Estado nos pode (e deve) dotar a todos, a saúde, a educação – universais e gratuitos, o que não quer dize que não tenham custos, e que não haja alguns que não devam ser comparticipados pelos cidadãos que a esses direitos têm direito – a prevenção de situações de doença, de incapacidades, de esporádicos desempregos nunca voluntários, de longevidade sempre desejável com qualidade de vida.
&-----&-----&
O que se desconta do que é pago por se trabalhar é, antes de mais, para que a comunidade possa assegurar os direitos de quem em comunidade vive, os que trabalham, os que ainda não trabalham, os que já não trabalham, os que não estão a trabalhar.
&-----&-----&
Dir-se-á que assim deveria ser mas que assim não é.
&-----&-----&
Se assim não é, cabe-nos a nós, que escolhemos quem nos representa para que assim seja, pedir contas – e não só em eleições quadrienais… – e exigir que assim seja!
&-----&-----&
Mas, e esse é o busílis, “o moderno poder do Estado é apenas uma comissão que administra os negócios comunitários de toda a classe burguesa” (Manifesto) e, se em democracia burguesa, nas condições da correlação de forças sociais numa luta de classes que é a História.
&-----&-----&
(...)

Sem comentários: