sexta-feira, junho 21, 2013

G8 e reservas mundiais de divisas e ouro

O que vimos escrevendo sobre a reunião desta semana do G8 tem sido, para nós, de uma grande importância e utilidade. 
Embora nos recusemos, sempre, a tomar os números, os indicadores, pela realidade, eles podem ajudar-nos a acompanhar o andamento desta. A reunião dos tais 8 que formam um grupo demasiado perigoso para que não seja tomado muito a sério, motivou-nos umas pequenas buscas e "arrumação" de dados que reflectem uma situação e - bem mais importante! - uma evolução.
Depois dos PIBs, fomos ver qual a situação das "reservas mundiais em divisas e ouro"  e há informações sobre que importa determo-nos.
Se os 8, os títeres "senhores do mundo", têm (ou teriam em 2011, e segundo o FMI) 51,1% do PIB mundial, apenas dispunham de 22,9% dessas "reservas", enquanto só a China dispunha de 27,9% (isto segundo dados da CIA)!
Confrontando, como fizemos para os PIBs, as "reservas" tal como arroladas pela CIA em 2011, elaborou-se um quadro que parece elucidativo... e significativo.
Com a impressionante contribuição da China, os BRIC (com os territórios anexos, mas contabilizados como países, de Taiwan e Hong Kong) dispõem de 43,6% das "reservas" mundiais, enquanto os 8 do G não passam dos referidos 22,9%, com os Estados unidos  ( com 21,7% do PIB segundo o FMI) a dispor de 1,3% das "reservas". Maior monstro com pés de barro não se pode encontrar!
Anote-se ainda que, para Dezembro de 2008. a CIA contabilizava, para a China, 2 biliões e, agora, para 2011, contabiliza um salto de 60%. Em três anos.

O mundo está, em muitos aspectos, de pernas para o ar, e reflecte o funcionamento globalizado do capitalismo no seu estertor. Tem, decerto, os dias, perdão, os séculos contados (como diz Avelãs Nunes):
E tudo isto é muito perigoso, com a Rússia a desempenhar um papel-charneira, até por estar nos dois grupos que se vêm referenciando.

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

"Eu não percebo muito de finanças" já lá dizia o Fernando Pessoa, mas parece-me que a China e os BRIC possuiam as maiores reservas de ouro que contribuem para valorizar o papel moeda, pois os G8 apenas dispunham de 22,9 do PIB.
Não sei se percebi bem. Mas uma coisa me parece certa. Andamos a viver com dinheiro falso.

Um beijo.