sexta-feira, junho 26, 2015

Que vergonha sinto...

A "isto" chama-se marralhar (no sentido pejorativo... porque tem outros, simpáticos), ou encanar a perna à rã, até se conseguir o objectivo final: castigar o  povo gregos por ter dito (bem ou mal) BASTA. 

Mas outros povos o dirão!


Zona euro acena 

com 16 mil milhões à Grécia 

e alargamento do resgate

Alargamento do actual programa de ajuda até Novembro é uma das propostas preparadas para o Eurogrupo, que permitiria a Atenas pagar ao FMI.
Zona euro acena com 16 mil milhões à Grécia e alargamento do resgate
Uma das propostas dos credores europeus da Grécia que estará este sábado em cima da mesa dos ministros das Finanças da zona euro pode passara pela extensão, até Novembro, do actual programa de resgate a Atenas, acompanhado da libertação de 16,3 mil milhões de euros para que o país possa reembolsar os credores nos próximos meses. 
Uma nota das instituições, preparada para o Eurogrupo e citada pela Reuters, aponta que este valor seria alcançado através de 10.900 milhões de euros que actualmente existem para recapitalizar a banca grega, 1.800 remanescentes do fundo de resgate e 3.600 milhões de euros oriundos das mais-valias realizadas pelo BCE em 2014 e 2015 com a carteira de obrigações soberanas da Grécia.
Complementado pelo excedente primário orçamental grego, este valor seria suficiente, de acordo com o documento, para satisfazer o pagamento de 14,3 mil milhões de euros que o país terá de saldar até ao outono, explica a agência.
O valor seria dispensado em quatro tranches que dependeriam do cumprimento de reformas por parte de Atenas.
A primeira delas, de 1.800 milhões de euros, garantiria o pagamento mais imediato: 1.600 milhões de euros ao FMI, até ao fim do mês. Antes, o programa de reformas da Grécia e o acordo com os credores terá de ter luz verde do parlamento grego e tem de haver autorização para a alocação dos lucros do BCE a este fim.
A segunda tranche seria disponibilizada em meados de Julho - 4 mil milhões - depois das primeiras reformas cumpridas. No início de Agosto seriam entregues mais 4,7 mil milhões e 1,5 mil milhões em Outubro.
Também em Outubro, espera o plano do Eurogrupo, o FMI poderá contribuir com 3.500 milhões de euros, caso a Grécia tenha já aprovado todas as reformas e a zona euro assegure financiamento ao país para os 12 meses seguintes, e ainda sob condição de que o Fundo veja a dívida helénica como sustentável.

1 comentário:

Olinda disse...

Nesta roleta financeira,quem se "lixa" ê o povo Grego!E nôs?...

Bjo