segunda-feira, junho 13, 2016

Reflexões lentas - a propósito da "Europa do António" - 3

(continuação):

Em 1993, escrevia...

&-----&-----&

Em 1993, escrevia um livro, na sequência de O que é o Mercado Comum, de 1971, das Edições 70 (e das suas reedições da Estampa), que pretendia que fosse mais que uma nova reedição (sempre ampliadas), em que acresceria a experiência de 4 anos no Parlamento Europeu, para sair nas vésperas de eleições em que, naturalmente estaria envolvido.

&-----&-----&

Preparei-o com inhabitual cuidado, e um esqueleto com algumas ideias chave a pedirem insistência.

&-----&-----&

No “erupção vulcânica” da viragem dos anos 80 para os anos 90, com a derrocada dos países socialistas europeus, sobretudo da União  Soviética, Maastrich adaptava-se à dita globalização na continuidade do Tratado de Roma, em revisão com o alargamento e as sequências da união aduaneira com o mercado interno-92 e a considerada necessária coesão económica e social, 

&-----&-----&

As CIG (Conferência InterGovernamentais pata a União Económica e Monetária e para a União Política) tomavam novo rumo ou reforçavam, na nova correlação de forças mundiais, estratégias “em carteira”, procurando anular enfraquecidas resistências.

&-----&-----&

E se, no nosso definido campo, havia concessões e deserções, com orfandades compensadas por eurocomunismos e espúrias abrangências aclassistas, o verniz da democracia em capitalismo estalava com o não dinamarquês a obrigar a funambulismos legalizadores, com entorses e atentados à democracia, mesmo que reduzida ao voto e referendos homologatórios… e outros direitos proclamados humanos.

&-----&-----&

Parecia-me de tentar dar um contributo de reflexão (e acção!) no sentido de alertar para o risco de apagamento das soberanias nacionais, da indiferença/desprezo perante os estatutos de Estados-membros, em promoção de uma etiqueta (marca?) União Europeia a substituir a Europa geografia, história-cultura (da CEE, EFTA, BENELUX, Escandinavos, CAME), diversidade, respeito, solidariedade.

&-----&-----&

Recusva o maniqueísmo da divisão europeístas versus anti-europeístas (de um lado os “bons”, os vencedores, do outro os “maus”, os derrotados), servindo-me de ajudas como as de Cesário Verde e o sentimento de um ocidental, Abel Salazar e A Crise da Europa (de 1942).

&-----&-----&

Alertava para os riscos e os desastres previsíveis, não por petulância mas por leitura da História de que beneficiava e que, com outros, escorava a nossa luta.

&-----&-----&

Aqui, na Europa, e nessa coisa que se começava a chamar União Europeia e que. insidiosamente, se ia tratando por Europa usurpando-lhe o nome.

&-----&-----&


Voltarei…

1 comentário:

Olinda disse...

A posição do Partido,contra a " Europa do António",nunca foi uma posição maniqueísta,mas sempre reflexo de uma análise profunda e concreta sobre o assunto.Claro,que é uma reflexão com uma marca de classe.Mas a construção desta Europa,serve interesses,isto é,também tem uma marca de classe!Fico à espera de mais informação.Estou sempre a aprender.Bjo