domingo, junho 26, 2016

um (quase)diário recuperado - a libra em 1967

26.06.2016

Certa vez, com certeira pontaria (e não é para me gabar pois foi fruto do que li e ouvi… ou até teria talvez plagiado), escrevi que a economia capitalista parecia um castelo de cartas a construir-se sobre areias movediças.

&-----&-----& 

   O episódio que se vive do BRexit trouxe-me à memória esta frase (pouco) batida.
&-----&-----&

E veio desarrumar-me as desarrumadas prateleiras por onde nem os meus livros (os escritos por mim) são fáceis de encontrar… quando nem tãopouco se encontram.

&-----&-----&

Mas este, do final de Novembro de 1967, encontrei e deu-me uma especial emoção recordar as condições em que foi feito, editado e distribuído, entre 20 e 30 de Novembro, pela Prelo, antecipando-me (de “raiva”) à impossibilidade da revista Seara Nova a sair a 1 de Dezembro, de publicar qualquer coisa sobre a desvalorização da libra de 19 de Novembro, que então considerei facto transcendente.

 
&-----&-----&

·         Então… e hoje!

&-----&-----&
·          
·          
·         Então, com o Reino Unido

&-----&-----&

Ainda Bretton-Woods se mantinha válido, o dólar amarinhava pela escada de 35US$=1onça de ouro e a convertibilidade se volativizava, últimas páginas:

 


 &-----&-----&

·         Para acabar… por agora:


          

Sem comentários: