domingo, julho 17, 2016

Um erro terrível, diz ele

... entretanto, para passar (utilmente!) o tempo…,, estive a ler, no ExpressoEconómico, duas páginas sobre o Nobel da Economia de 2015, Angus Deaton, com coisas interessantes e uma apelativa chamada de 1ª página (que foi terrível foi, agora erro há que discutir!).

O entrevistado diz, na verdade, coisas interessantes, não obstante ser apresentado como o descobridor das desigualdades (ou o que veio consagrar – académica e nobelmente – a "descoberta" de que há desigualdades inaceitáveis e crescentes), sem quaisquer referências às causas das ditas, como se elas fossem resultado de erros ou ineficácias e não consequências do funcionamento de um modo e formação social, de umas relações sociais de produção.

Essas duas páginas servem, também, dc pretexto para promoção de Piketty e do seu “genial” “O Capital no século XX”, que se usa para apagar sem remissão outros livros capitais (sobre "O Capital”), que antes pudessem ter sido escritos e onde se pudessem encontrem pistas para as causas das desigualdades que não as fortuitas, as distracções dos guarda-freios ou quiçá divinos desatinos.

No entanto, insisto, entrevista e textos com trechos gratificantes. Sobretudo  me agradou ler a resposta, em complemento à justificação de porquê foi erro o que foi terrível (para a economia como ciência social) de tais coisas terem sido “certamente antevistas por alguns”

"Coisas" antevistas, previstas, prevenidas, votadas e transformadas em declarações de voto… por alguns enquanto outros lançavam todo o foguetõrio, com cujas canas fizeram moinhos de brincar e tiveram (e têm!) bom  mercado para esse produto e para outros quaisquer, e para traficância financeiro-especulativas.

2 comentários:

Justine disse...

É assim mesmo como escreves, e o texto está claro e pedagógico, como sempre!

Olinda disse...

Nunca é demais lembrar quem anteviu,previu e preveniu.E continua a prevenir do descalabro de uma saída forçada.(Mas a teimosia dos surdos,continua também)Bjo