Cansado de ouvir a manipuladora versão de que a inflação é o resultado da guerra no leste da Europa, que é culpa exclusiva dos russos, senti necessidade premente de vir dizer o que há mais de cinco décadas escrevi e que, na resposta à convocatória da URAP para colaborar numa sessão na Torre do Tombo para assinalar o centenário da Seara Nova, achei oportuno lembrar, a 15 de Dezembro do ano passado - isto é, há mais de meio ano -, bem antes de 24 de Fevereiro:
A história não se repete... mas imita-se a si própria razoavelmente, ou desrazoavelmenteOu seja, a inflação é resultado do funcionamento da economia capitalista, e facilmente previsível por quem a acompanhe criticamente. O que não significa que a situação de guerra, aliás também resultado da crescente militarização da economia capitalista, não a venha agravar.
Aliás, é sempre muito útil consultar Armando Castro: O que é a inflação (porque sobem os preços), Edições 70, 1970!
1 comentário:
Porque vivemos num sistema capitalista,todos os agentes levam à perturbação dos preços.Tive dificuldade em ler as tuas reflexões devido ao tamanho das letras e não consegui aumentá-las.Ainda assim,retive o resto.Vou ver se tenho esta Seara Nova.Guardei algumas,como documentos "históricos".Bjo
Enviar um comentário