quarta-feira, janeiro 13, 2010

Mário Dionísio/Domingos Pinho

Hoje, no tempo de hoje, vou dedicar o dia, e por inteiro, a outros trabalhos. Deixo-vos com Mário Dionísio (de As solicitações e emboscadas), ilustrado por Domingos Pinho, em Notícias do Bloqueio de Maio de 1960.


ODE

.

Oh tempo de hoje

a tua face

é odiada

por milhões

.

Quem não te amaldiçoou

ao menos uma vez?

e não crispou

as mãos e o rosto ao menos uma vez

ao remoínho impiedoso

das tuas contradições

.

Meu tempo Meu tempo

feito de braços decepados

com gritos reprimidos

tua poesia de dentes cariados

teus sonhos desmentidos

e ainda e sempre amados

.

Vêem-te o esgar

vivem-te o bafo pestilento

todos te odeiam Sim

.

Mas eu amo-te tempo

dos meus dias

e dou-te com fervor

a toda a hora

o mais profundo e mais inviolável

que há em mim

6 comentários:

Graciete Rietsch disse...

O poema é lindo. Mas eu vou também deixar aqui a minha homenagem a um dos fundadores de "Notícias do Bloqueio", o poeta Veiga Leitão, a quem o último AVANTE fez uma grande e bonita referência e que era meu amigo.
Um abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Bem merecida. Também li no avante!Aqui estará!
Obrigado

olga disse...

Olá, tudo bem? Há muito que aqui não vinha, não por não querer mas mesmo por falta de tempo.Que tal essa entrada em 2010?Foi com o pé esquerdo para dar sorte ;)
De facto o poema é lindo e soube-me bem lê-lo agora neste final de tarde chuvoso para me alegrar o espírito.
bjinhos

samuel disse...

Senão... o que seria de nós?

Abraço.

Centro Mário Dionísio disse...

Aqui fica a página do Centro Mário Dionísio: http://www.centromariodionisio.org/

Justine disse...

Que maravilha!Venham mais "intervalos" destes:))