GMR
- Nota prévia sobre aponta mentes
Decidimos, como dever de quem tem a obrigação de melhor conhecer a matéria, trazer para aqui, durante esta semana, um "post" diário sobre as eleições para o Parlamento Europeu. Com a intenção de informar e mobilizar. Repetindo (até à exaustão!) o que, nalguns casos, há muitas décadas vimos escrevendo e dizendo... e quase sempre acertando. Não por mérito nosso, mas porque olhamos o momento e o local como momentos num tempo muito mais largo, como locais num espaço cada vez mais interdependente. Mas únicos, os momentos, e soberanos, os espaços nacionais.
- A chamada União Europeia (U.E.) não é a Europa. Já havia Europa (geográfica, cultural, política) antes da CEE/"mercado comum", continuará a haver Europa qualquer o futuro do que, na continuidade do "mercado comum" (de 1957), é hoje a soma de Estados-membros com essa sigla U.E.
- Estes são, hoje, 28 Estados-membros. Foram 6, depois 9, 10, 12, 15 até chegar a este número após negociações ao nível de Estados, na correlação de forças sociais em cada Estado e inter-Estados. Começaram por ser um agrupamento-resposta do sistema capitalista (com a ajuda e o condicionamento dos Estados Unidos), no quadro da luta de classes com expressões diversas, contra o crescimento e a atracção, nas massas, das alternativas socialistas no terreno, e em avanço que se julgava (temiam alguns e tantos desejavam) imparável.
Sumário
(sujeito a inevitáveis alterações)
2ª feira – Nota prévia sobre aponta mentes
Europa
e U.E.
Quantos
são?, por quê e contra quem?
3ª feira – União ou desunião
Meados dos anos 70
A
“construção” com periferia
4ª feira – Euro e eurozona
Passo
decisivo… para quê?
A
“democracia” e as suas contingências
5ª feira – A crise da Europa e a crise na U.E.
A
D.I.E.T.
A
armadilha da dívida externa
6ª feira – Os locais menos os muros
As
saídas nacionais num quadro global
As
massas, a luta e os votos
Sábado – Reflexão pré-voto
As
várias candidaturas e “arranjos”
A
composição do PE
Domingo – Uma
decisão partilhada por milhões
Só!, de cada um…
informada/consciente
3 comentários:
Sempre muito úteis as tuas informações.
Um beijo.
É preciso saber a opinião de quem sabe e tem a experiência.
Utilizar o conhecimento para informar e mobilizar ê prôprio de quem possui uma consciencia altamente democrâtica.Vejo que o trabalho,jâ estâ esquematizado para toda a semana.Ê um trabalho ûtil e importante.
Um beijo
Enviar um comentário