segunda-feira, maio 26, 2014

Serviço informativo em S.O.S.

Porque alguns amigos terão adormecido intranquilos e, ao acordar e procurar actualizar informação, mais intranquilos terão ficado, umas pequenas notas:


  • do apuramento dos resultados eleitorais em todas as freguesias não resulta a atribuição de mandatos pois ainda faltam resultados da emigração e verificações;
  • já estão atribuídos 17 mandatos -7 para o PS, 6 para PSD/CDS, 2 para a CDU, 1 para MPT e 1 para BE,
  • nos 4 a distribuir, o 18º é o do CDU, o 19º do PSD/CDS, o 20º e 21º do PS, embora este esteja em dúvida se não será do MPT, o que dará 8/9 PS, 7 PSD/CDS, 3 CDU, 1/2 MPT e 1 BE;
  • salvo erro e omissão, como se dizia nas boas práticas de antanho... no entanto, a folga do 3º para a CDUé confortável, a do 7º para o PSD/CDS e do  8º para o PS um pouco menor mas quase certos (para falar com rigor e seriedade), e o 9º do PS poderá não vir a ser conseguido mas sim o 2º do MPT. 



9 comentários:

cid simoes disse...

Onde é que está essa esmagadora vitória do PS?

Fel de cão disse...

Bom trabalho. Penso que a noite de ontem deu muita alegria ao meu amigo. Afinal a CDU foi a grande vencedora da noite. O resto, entre "vencedores" e "vencidos" que venha o demo e escolha. Abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado pelos comentários... e gostei dessa do "entre vencedores e vencidos"... que também poderia ser "entre mortos e feridos"...

Abraços

Antuã disse...

Não é por acaso que eles pararam no 17º.

Graciete Rietsch disse...

Eu só não adormeci inquieta porque fui espreitar a página da CDU.Mas dói-me um bocadinho que o PS tenha ultrapassado ligeiramente a CDU em Évora e Setúbal, se é que é verdade.
Um beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete,
em Setúbal a CDU ficou à frente do PS por 655 votos!
É o que diz o ministério da justiça!
Um beijo

Olinda disse...

Isto vai,meus amigos,isto vai!Foi com muita satisfacao,que contei os nossos votos na minha mesa de voto.Numa zona,predominantemente PSD,tivemos um ôptimo resultado,com uma participacao na ordem dos 50%-o eleitorado PSD muito determinado,em defesa da sua classe-Atê parecia um resultado para as autârquicas...

Um beijo

Manuel Reis disse...

Há um dado variável, no período da contagem provisória de votos, que consiste no mínimo de eleição ou atribuição de mandatos. Essa variável vai baixando à medida que é feita a contagem provisória que define o perfil de atribuição de mandatos em votos expressos em partidos. A soma dos votos dos partidos que não vão eleger mais a abstenção, votos nulos e brancos, vai sendo subtraída ao universo de atribuição de mandatos.
Ou seja, nesta fase só é possível dizer que um mandato está atribuído se a fracção de votos a considerar de uma dada lista se situar acima daquele limite.
Por outro lado, o perfil de ordenação da atribuição de mandatos vai-se consolidando.

Ou seja, o que está neste artigo significa que o 3º eleito da CDU está à bica, só sendo possível modificar esta posição se todos os votos das assembleias em falta fossem expressos em partidos excluindo a CDU, sem abstenção, nulos e brancos, cenário que, na eventualidade de não ser matematicamente impossível, será altamente improvável.

Aguardemos, portanto.
Abraço
Vemo-nos por aí.

Manuel Reis disse...

Rectifico o último parágrafo de comentário anterior para:

Ou seja, o que está neste artigo significa que o 3º eleito da CDU está à bica, só sendo possível modificar esta posição se todos os votos das assembleias em falta fossem expressos em partidos que vão eleger excluindo a CDU, sem abstenção, nulos e brancos, cenário que, na eventualidade de não ser matematicamente impossível, será altamente improvável.