domingo, junho 22, 2014

Para este domingo - banksterismo

Para este domingo, no final desta semana (ou no princípio da que já começou?), deu-me para me lembrar  de um neologismo que, nos idos anos 2008/09, traduzi/adoptei de um texto (se bem me lembro...) de Jean Ziegler, banksterismo, corruptela de gangsterismo. 
Puxando pelo fio da meada, foi da 1ª do Expresso que me saltou a conotação, a associação de ideias-palavras, para o neologismo, dela para al capone, de al capone para este youtube de Raul Seixas. E por aqui me fico, e aqui o deixo... 



Hei, Al Capone, vê se te emenda
Já sabem do teu furo, nego
No imposto de renda

Hei, Al Capone, vê se te orienta
Assim dessa maneira, nego
Chicago não agüenta


Hei, Julio César, vê se não vai ao senado
Já sabem do teu plano para controlar o Estado
Hei, Lampião, dá no pé, desapareça
Pois eles vão à feira exibir sua cabeça

Hei, Jimi Hendrix, abandona o palco agora
Faça como fez Sinatra, compre um carro e vá embora
Hei, Jesus Cristo, o melhor que você faz
É deixar o Pai de lado e foge pra morrer em paz

Eu sou astrólogo
Eu sou astrólogo
Vocês precisam acreditar em mim
Eu sou astrólogo
Eu sou astrólogo
E conheço a história do princípio ao fim

2 comentários:

Unknown disse...

Eles andam ai à solta,esperemos que poisem o que está a ser difícel.

Justine disse...

Esperava tudo menos ouvir uma canção rock (e da pesada) no teu blog :-))))))))))))
Mas sim, é interessante!